5 coisas para não colocar no seu currículo

9 de novembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Para atrair a atenção do recrutador na busca por um emprego, é melhor evitar certas informações no seu currículo. Inegavelmente, o objetivo mais importante do currículo é abrir caminho para uma entrevista.  Mas o que aumenta as suas chances de conseguir uma não é a quantidade de envios, e sim a qualidade das informações que você coloca nele.  

Portanto, confira abaixo as dicas que separamos para você 

O que não colocar no seu currículo

Informação muito pessoal

Não, um recrutador não precisa saber seu número de CPF, RG, CNH ou título de eleitor. Portanto, apenas seu nome, sobrenome, e-mail (lembre-se que ele deve ser sério) e telefone devem aparecer em seu currículo. A saber, endereço também deve ser deixado de fora. Somente a cidade e bairro já são suficientes. 

O mesmo vale para estado civil, dados familiares, nomes das escolas em que estudou quando era criança, religião e raça. Ademais, caso a vaga tenha como exigência a carteira de habilitação, indique apenas a categoria e não o número do documento. 

Suas expectativas de salário

Coloque a pretensão salarial apenas se o processo seletivo especificar que você deve enviar essa informação. Quando isso acontecer, reserve um tempo para pesquisar sobre a média salarial do mercado ou da empresa específica. Dessa forma, se a empresa não solicitar, deixe para falar disso durante a entrevista de emprego, quando o recrutador tocar no assunto. Para se sair bem nesse momento, confira o nosso texto “Veja como negociar salário no processo seletivo“.

Experiências que não tem a ver com a vaga 

Sim, é importante que o seu currículo diga que experiência de trabalho você teve. No entanto, nem tudo o que você fez até agora é do interesse dos recrutadores . Por exemplo, se você acabou de se formar em direito, não tem necessidade de colocar que trabalhou como salva-vidas. Procure destacar suas experiências durante o estágio. Veja o nosso texto “Três pontos para você ficar atento ao fazer o seu currículo

Links para blogs pessoais ou perfil em redes sociais

A maioria dos empregadores não está interessada em ver fotos suas em uma festa com amigos ou o que você comeu no fim de semana. Se você decidir compartilhar essas informações, certifique-se de que pareça o mais profissional possível e que isso não prejudicará suas chances de ser considerado para o trabalho.

Se estiver se candidatando a uma posição criativa, por exemplo, uma posição de web designer, você pode fornecer links para seu site profissional com seu portfólio. Para tirar as suas dúvidas, você pode ler o nosso texto “Aprenda a usar redes sociais na procura por um emprego“.

Colocar como título “Curriculum Vitae”

Pode parecer bobo, mas isso é algo que prejudica bastante os candidatos. No cabeçalho deve constar seu nome, seguido de seus dados pessoais. Dica prática: mostre o seu currículo para algumas pessoas sem incluir “curriculum vitae” no documento. Se em menos de 5 segundos eles não conseguirem dizer que o que estão vendo, algo está errado. Modifique seguindo as nossas demais dicas acima, sendo o mais claro e objetivo possível.  

Não deixe de conferir também os nossos outros textos sobre o assunto: “Cinco erros de português que podem prejudicar o currículo”, “Como vencer a timidez na busca por um emprego?”. E, claro, veja as ofertas de emprego que o Amarelinho selecionou para você.

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar