Descubra quais são as profissões do futuro

14 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

80% das profissões de hoje não vão existir até 2025. É o que revela levantamento da empresa de consultoria Ernest & Young. Até lá, uma em cada três vagas vai ser substituída por tecnologia inteligente, impactando o mercado de trabalho com mudanças significativas. 

 

No entanto, diversos novos empregos estarão disponível, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação. Outro estudo, feito pela Dell, concluiu que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas. 

 

“As profissões como conhecemos hoje serão transformadas e terão, na parceria homem-máquina, o principal vetor de mudança”, explica Sidney Zamel, diretor de marketing e produtos da Dell no Brasil. “Espera-se maior eficiência e uma possibilidade de, mais do que nunca, ajudar os humanos a transcender suas limitações, com a tecnologia funcionando como uma extensão das pessoas, ajudando a direcionar e gerenciar melhor atividades cotidianas.”

 

O que podemos prever para o futuro?

 

“Incerteza” é a palavra que define como será o mercado de trabalho no futuro. Porém, parece claro que a tecnologia e a informação (os dados dos usuários) serão ditam um caminho óbvio a se seguir. Apesar de um grande número de profissionais que atuam na área, ainda é difícil aqueles que estejam adequadamente qualificados para lidar com tamanhas exigências tecnológicas. Isso porque essa área exige estudo constante, uma vez que o mercado está sempre se renovando e as novidades não param.

 

Daí surge a necessidade de transformar desafios do futuro em oportunidades. Sendo assim, também estamos falando de todas as áreas, não só de tecnologia. Veja abaixo quais profissões têm mais chances de serem requisitadas. 

 

Está de olho em oportunidades? Invista nessas profissões

Desenvolvedor de softwares

Esses profissionais, responsáveis por construir o universo digital, ainda serão por muito valorizados no mercado. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios. Inegavelmente, com a evolução tecnológica dos últimos anos, podemos dizer que essa é uma tendência que parece ter chegado para ficar.

 

Representante de vendas 

O poder de escolha e compra dos clientes aumentou e exigiu uma nova abordagem por parte dos vendedores. Com uma mãozinha do marketing digital, isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas. O representante faz o primeiro contato com os possíveis clientes que chegam à base da empresa, trabalhando na representação comercial e atuando diretamente na área de vendas de produtos ou serviços. Além disso, é também o responsável pelo relacionamento e comunicação (permanente e constante) com o clientes.

 

Especialista em inteligência artificial

Esse profissional analisa áreas em que faz sentido criar e implementar sistemas eficazes para acelerar vendas e negócios de inteligência artificial (IA). Mexe diretamente com o chamado machine learning e com computação em nuvem. Isto é, com ferramentas que ensinam as máquinas a simularem os processos de decisão do cérebro humano. Sabe os atendentes virtuais que conversam com você quando há necessidade de entrar em contato com uma empresa? Pois é. Esse é apenas um aperitivo do que ainda está por vir. E, acredite, são esses profissionais que serão os responsáveis por tornar essa interação muito mais assertiva. 

 

Gestor Ambiental

Os sinais não param de aparecer e a mensagem é clara: é preciso reduzir os impactos que as atividades humanas causam ao meio ambiente. O gestor ambiental é o profissional que surge nesses momentos e orienta qual é a melhor forma de preservar os recursos e proteger a saúde das pessoas. Também ajuda empresas a usarem de forma consciente os recursos naturais e a tratar os resíduos gerados, por exemplo, a fim de alcançar um futuro sustentável. 

 

Não deixe de conferir também os nossos textos “Três passos para se destacar no mercado de trabalho” e “Formas eficientes de buscar a qualificação profissional“. Se quiser dar uma olhada nas vagas disponíveis, clique aqui e boa sorte!

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar