Metodologia STAR para a sua entrevista de emprego

11 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Toda entrevista de emprego tem um objetivo claro: conseguir a imagem mais realista possível do candidato. Para isso, tanto recrutadores quanto candidatos devem estar familiarizados com a metodologia STAR. 

 

Para você, este formato permite responder às perguntas de forma estruturada. Portanto, uma boa preparação é essencial para garantir a sua vaga de emprego. Qualquer que seja o trabalho para o qual você está se candidatando, essa técnica, certamente, será benéfica pois permite que você responda às perguntas de maneira lógica, sem rodeios, enquanto revela sua experiência profissional anterior. 

 

Por que a metodologia STAR é necessária?

 

Ao criar uma imagem clara do candidato, o recrutador pode traçar um paralelo que mede o quão próximo do vaga o candidato está, e também se ele se encaixa no perfil da empresa.

 

Geralmente, as perguntas nas entrevistas de emprego envolvem frases comuns como: “Conte-me sobre…”, “Cite um exemplo de…”, “Descreva uma situação onde…”. A melhor maneira de responder essas questões é examinar a descrição do cargo. A lista de habilidades que a empresa precisa é, provavelmente, aquelas nas quais a entrevista vai se concentrar. 

 

Para não ser pego de surpresa, nada melhor que aprender a metodologia STAR e entender como ela pode ajudar você nessas horas. 

 

Como ela funciona?

 

STAR significa Situação (S), Tarefa (T), Ações (A) e Resultados (R). Ao se deparar com as perguntas que listamos acima, tente elaborar a resposta levando em consideração:  

 

  • Situação – Você procura uma situação profissional que vivenciou e conseguiu ser decisivo. Pode ser algo que seu supervisor pediu para fazer ou uma situação que você reconheceu que precisava de correção; 

 

  • Tarefa – Qual foi o seu papel na situação? O que precisava alcançar? O entrevistador deseja descobrir o que você estava tentando conseguir na situação;

 

  • Ação – O que você fez? Quais ações específicas tomou? Aqui você nomeia as atitudes que teve para resolver o problema;

 

  • Resultados – Qual foi o resultado? O que você alcançou por meio de suas ações? Liste tudo o que aprendeu com essa experiência e como ela foi útil para o seu processo de aprendizagem.

 

Ao aplicar o método STAR, você pode ter certeza de que suas qualidades serão destacadas na conversa. Para isso, não tenha medo ou vergonha de praticar com outras pessoas antes. Conte suas experiência e peça um retorno sincero. A história tem que estar a seu favor. Portanto, você precisa saber se está sendo direto e destacando suas competências e experiência profissional. 

Quanto mais você cuidar de sua preparação, mais positivos serão os resultados. Agora que você está familiarizado com um dos métodos frequentemente usados ​​durante as entrevistas, veja as vagas que estão disponíveis aqui no site e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar