Formas eficientes de buscar a qualificação profissional

26 de agosto de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O mercado de trabalho passou por mudanças significativas nos últimos anos. Hoje, apenas um diploma não é garantia de boas oportunidades na carreira. Em meio a tanta concorrência, é preciso ter um diferencial para se destacar e conseguir um emprego. Daí a importância da qualificação profissional. 

 

“As empresas aumentam a exigência para abrir uma vaga justamente porque elas não querem alguém para ser desenvolvido, para ser treinado. Elas querem trazer alguém pronto de verdade. Desenvolver um profissional internamente significa um custo, um gasto para a empresa, que ela neste momento não quer ter”, explica Renata Motone, consultora de recursos humanos da Luandre

 

Entretanto, de acordo com dados do censo de 2014, 74,6% dos brasileiros não se interessam por cursos de qualificação profissional. O IBGE apontou que naquele ano, 40 milhões de pessoas gostariam de se qualificar profissionalmente, mas maioria não podia conciliar o estudo com a rotina diária.

 

“O desejo é grande de buscar qualificação, mas existem barreiras que não necessariamente têm a ver com quem está ofertando o curso. Espero que as pessoas vejam a educação profissional como uma forma de qualificar o capital humano, que gera retorno e algo positivo para elas”, diz a pesquisadora do IBGE Marina Aguas.

 

Opções para a sua qualificação profissional

 

Se coloque no papel da empresa e do recrutador. Você se interessaria pelo candidato com conhecimentos básicos ou por aquele que correu atrás, saiu da zona de conforto e buscou qualificação profissional? É um fato: as empresas buscam sempre as pessoas mais qualificadas, porque elas conseguem trazer melhores resultados. Portanto, todos os profissionais devem procurar aprendizado e conhecimento. A boa notícia é que existem muitas maneiras para isso.

 

Ser qualificado significa que você se interessou e desenvolveu habilidades necessárias para exercer uma atividade. Assim, você mostra o seu desejo de enfrentar novos desafios, ficando um passo à frente dos seus concorrentes. 

 

Se você é proativo em relação ao seu desenvolvimento profissional, certamente terá mais chances e melhores oportunidades ao longo da sua carreira. O desenvolvimento da qualificação profissional pode ocorrer de várias formas. Algumas delas são cursos, domínio de outros idiomas, estar atualizado sobre as novidades da sua área e analisar as demandas do mercado, por exemplo. Para entender melhor o assunto, não deixe de conferir os nossos textos “Não fique parado! Invista em cursos online”, “Mercado de trabalho: o que fazer após a faculdade?” e “Habilidades de trabalho para o mundo pós-coronavírus”.

 

E, claro, veja sempre as vagas que estão abertas aqui no Amarelinho.

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias