Você sabe como conseguir um bom estágio?

1 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Um bom estágio é uma etapa fundamental para todos os estudantes que querem aumentar suas reais chances no mercado de trabalho. É por meio dele que você tem contato direto com a profissão que escolheu e consegue ter uma boa base para o futuro. No Brasil, existem duas modalidades de estágio: o curricular e o não obrigatório. O primeiro faz parte da graduação, e sua carga horária é requisito para a obtenção do diploma. Já o segundo é uma atividade opcional. A lei prevê pagamento de bolsa e benefícios apenas para o estágio não obrigatório. 

 

A duração máxima de um estágio é de dois anos. Porém, mesmo que você atue por pouco tempo, ainda terá a oportunidade de brilhar e de, quem sabe, ser efetivado. O maior problema, talvez, seja conseguir um bom estágio. Este é um grande desafio para os estudantes, que desde cedo precisam lidar com a alta concorrência e cobranças. Por isso, veja as dicas que separamos para ajudá-lo nessa fase.

 

Consiga um bom estágio com essas dicas simples

 

Capriche no currículo e na carta de apresentação

Seu currículo e carta de apresentação devem ser claros e concisos. Eles devem destacar os pontos de interesse do recrutador. Embora você provavelmente não tenha muita experiência para mostrar em seu currículo, não hesite em adicionar atividades que possam atrair a atenção, especialmente se estiverem relacionadas a área, inclusive projetos pessoais.

 

Sua carta de apresentação não precisa ser longa. O importante é ser clara, organizada, ir direto ao ponto e usar frases curtas. 

 

Use suas redes (de contato e sociais)

Comente sobre a sua vontade de conseguir um estágio com as pessoas ao seu redor: sua família, seus amigos, seus professores. Certamente você encontrará alguém que trabalha em uma empresa que lhe interessa. Não tenha vergonha de pedir contatos, especialmente porque a maioria das pessoas ficará feliz em ajudar.

 

Redes sociais profissionais como o Linkedin podem ser muito úteis na sua busca pelo estágio certo. Na verdade, cada vez mais empresas estão presentes nessas redes e publicam suas oportunidades de emprego. Adicione, por exemplo, seus professores e ex-alunos da sua instituição de ensino. E aproveite para usar as redes sociais para colocar em prática a nossa próxima dica.

 

Pesquise sobre as empresas onde gostaria de estagiar

É importante levar em consideração o que você deseja aprender e alcançar com um estágio. Talvez você se sinta mais confortável em um time de uma pequena empresa, com um clima mais familiar. Ou quem sabe você sonhe alto e já gostaria de começar participando de uma equipe grande, em uma grande empresa. Sendo assim, você precisa se perguntar: quais são as empresas que melhor atendem os seus interesses? Para conseguir estágio dos seus sonhos é essencial buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil.

 

Informe-se sobre a empresa antes de se inscrever. Assim, o empregador verá que você está realmente motivado para ingressar na empresa dele. Se informe sobre como funcionam os processos seletivos para estágio e mantenha o foco.

Para aumentar as chances de conseguir um bom estágio, não deixe de conferir os nossos textos sobre o tema: “Cinco erros de português que podem prejudicar o currículo“, “Aprenda a usar redes sociais na procura por um emprego” e “Três pontos para você ficar atento ao fazer o seu currículo“. E, claro, veja as vagas  que estão abertas aqui no Amarelinho. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar