Você sabe como conseguir um bom estágio?

Um bom estágio é uma etapa fundamental para todos os estudantes que querem aumentar suas reais chances no mercado de trabalho. É por meio dele que você tem contato direto com a profissão que escolheu e consegue ter uma boa base para o futuro. No Brasil, existem duas modalidades de estágio: o curricular e o não obrigatório. O primeiro faz parte da graduação, e sua carga horária é requisito para a obtenção do diploma. Já o segundo é uma atividade opcional. A lei prevê pagamento de bolsa e benefícios apenas para o estágio não obrigatório. 

 

A duração máxima de um estágio é de dois anos. Porém, mesmo que você atue por pouco tempo, ainda terá a oportunidade de brilhar e de, quem sabe, ser efetivado. O maior problema, talvez, seja conseguir um bom estágio. Este é um grande desafio para os estudantes, que desde cedo precisam lidar com a alta concorrência e cobranças. Por isso, veja as dicas que separamos para ajudá-lo nessa fase.

 

Consiga um bom estágio com essas dicas simples

 

Capriche no currículo e na carta de apresentação

Seu currículo e carta de apresentação devem ser claros e concisos. Eles devem destacar os pontos de interesse do recrutador. Embora você provavelmente não tenha muita experiência para mostrar em seu currículo, não hesite em adicionar atividades que possam atrair a atenção, especialmente se estiverem relacionadas a área, inclusive projetos pessoais.

 

Sua carta de apresentação não precisa ser longa. O importante é ser clara, organizada, ir direto ao ponto e usar frases curtas. 

 

Use suas redes (de contato e sociais)

Comente sobre a sua vontade de conseguir um estágio com as pessoas ao seu redor: sua família, seus amigos, seus professores. Certamente você encontrará alguém que trabalha em uma empresa que lhe interessa. Não tenha vergonha de pedir contatos, especialmente porque a maioria das pessoas ficará feliz em ajudar.

 

Redes sociais profissionais como o Linkedin podem ser muito úteis na sua busca pelo estágio certo. Na verdade, cada vez mais empresas estão presentes nessas redes e publicam suas oportunidades de emprego. Adicione, por exemplo, seus professores e ex-alunos da sua instituição de ensino. E aproveite para usar as redes sociais para colocar em prática a nossa próxima dica.

 

Pesquise sobre as empresas onde gostaria de estagiar

É importante levar em consideração o que você deseja aprender e alcançar com um estágio. Talvez você se sinta mais confortável em um time de uma pequena empresa, com um clima mais familiar. Ou quem sabe você sonhe alto e já gostaria de começar participando de uma equipe grande, em uma grande empresa. Sendo assim, você precisa se perguntar: quais são as empresas que melhor atendem os seus interesses? Para conseguir estágio dos seus sonhos é essencial buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil.

 

Informe-se sobre a empresa antes de se inscrever. Assim, o empregador verá que você está realmente motivado para ingressar na empresa dele. Se informe sobre como funcionam os processos seletivos para estágio e mantenha o foco.

Para aumentar as chances de conseguir um bom estágio, não deixe de conferir os nossos textos sobre o tema: “Cinco erros de português que podem prejudicar o currículo“, “Aprenda a usar redes sociais na procura por um emprego” e “Três pontos para você ficar atento ao fazer o seu currículo“. E, claro, veja as vagas  que estão abertas aqui no Amarelinho. Boa sorte!


Publicidade

Publicidade