Inclusão racial e mercado de trabalho: entenda os desafios

20 de agosto de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A existência de discriminação no mercado de trabalho é um problema que ainda permanece em nossa sociedade. A saber, a inclusão racial é uma das maiores urgências da população negra. Os números do IBGE mostram que, nos últimos anos, o desemprego permaneceu mais alto entre os pretos e pardos do que entre brancos. E ainda: os negros têm mais dificuldade de obter emprego e recebem até 31% menos que brancos. A renda média domiciliar per capita dos pretos ou pardos foi de R$ 934 em 2018, metade do que era recebido pelos brancos. Em 2019, uma pesquisa realizada pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostrou que a diferença salarial entre brancos e negros era de 45%. 

 

Os estudiosos apontam que essa é uma realidade que pode ser explicada pelo racismo estrutural. Nesse sentido, “o racismo é estrutural porque se apresenta como um alicerce em cima do qual se constroem as relações políticas, econômicas e sociais no país. As pessoas e as instituições são moldadas, por vezes de forma inconsciente, para encarar como normal que brancos e negros ocupem lugares diferentes”.

 

A advogada Flávia Pinto Ribeiro, vice-presidente da Comissão OAB Mulher da seccional Rio de Janeiro, explica: “As pessoas são racistas quando não ficam indignadas diante da notícia do assassinato de uma pessoa negra. Diante da ausência de negros nos governos, nos tribunais e na direção de empresas. Diante de um Estado que oferece transporte de qualidade, saneamento básico e segurança pública aos bairros ricos, mas nada disso às periferias, habitadas majoritariamente por negros”. 

 

De acordo com o filósofo, professor e jurista Silvio Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, negar o racismo é parte do problema. Isso porque, uma vez que não é reconhecido, é como se não existisse e não exigisse mudança. “O racismo só consegue funcionar e se reproduzir sem embaraço quando é negado, naturalizado, incorporado ao nosso cotidiano como algo normal. A tomada de consciência, portanto, é um ponto de partida fundamental”.

 

O Estado e o racismo estrutural 

Para os estudiosos, o racismo estrutural deve ser combatido com políticas públicas que visem combater as estruturas de desigualdade racial e social no Brasil. “A maior fragilidade sempre foi a participação do Estado brasileiro no combate ao racismo, desde a formulação de políticas públicas para minorar as consequências do racismo até a lei anti-racismo, que apresenta enormes dificuldades de aplicação”, explica Márcia Lima, professora do Departamento de Sociologia da USP e pesquisadora do Cebrap.

 

Ivanir dos Santos, Doutor em em História pela UFRJ, vai além: “É muito difícil falarmos em avanços quando nos deparamos com casos do pequeno Miguel, vítima de uma negligência da patroa da mãe e da avó. Ou do jovem João Pedro Matos, que morreu após a casa ser fuzilada. Casos como esses, corroboram para que possamos compreender o quão vil é o sistema estrutural do racismo, nos colocando à margem do sistema como a carne mais barata do mercado”.

 

Como trabalhar a inclusão racial no mercado de trabalho?

Para diminuir a desigualdade e promover a inclusão racial é preciso falar de  mudanças de comportamento, estruturas e estratégias. Não há uma fórmula mágica para isso, mas se impõe, acima de tudo, interesse, participação e o uso de meios que façam da admissão de profissionais negros grandes oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento das instituições. 

 

Essas distorções qualitativas representam um enorme desperdício de recursos humanos e um obstáculo considerável ao crescimento verdadeiramente sustentável e inclusivo. Isso só será alcançado mediante a correção das deficiências observadas. Portanto, a chave para o sucesso aqui é pensar em uma estratégia multinível. É preciso melhorar os métodos de recrutamento, reformar os sistemas de educação e abordagens que promovam a integração social no trabalho. Por meio da flexibilidade dos trabalhadores, a diversidade também é favorecida. Sendo assim, podemos dizer que o crescimento inclusivo será baseado em um mercado de trabalho totalmente reformulado. É preciso também defender e ampliar políticas afirmativas como cotas raciais na educação e nos concursos públicos.  

 

Na prática, a igualdade dentro do mercado de trabalho só será possível quando existir representatividade numérica em concordância com o que vemos na sociedade, seja de raça, cor ou gênero. Uma medida a ser tomada em todas as empresas é o trabalho de conscientização dos funcionários contra o racismo. Palestras educativas e parcerias com grupos atuantes na causa exercem um papel fundamental nesse sentido. 

 

Vale lembrar que racismo e injúria racial são crimes no Brasil. Portanto, se for vítima, denuncie na Delegacia de Crimes Raciais ou em qualquer delegacia. Você pode também utilizar o Disque 100 ou o portal Safernet, que analisam e encaminham denúncias de violações de direitos humanos.

 

Fontes: Portal Terra

Agência Senado

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar