Veja como desenvolver a sua inteligência emocional

12 de agosto de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A inteligência emocional é uma aliada preciosa quando o que está em jogo é o seu sucesso pessoal e profissional. Pessoas que conseguem desenvolvê-la são capazes de lidar muito bem com os próprios sentimentos e os dos outros. Portanto, é um conceito que vem sendo bastante procurado no mercado de trabalho. Ao estabelecer limites, compartilhar experiências e evitar discussões, você adquire características que fazem com que seja visto como um líder. E essa, certamente, é uma qualidade que faz toda a diferença no currículo e na sua própria vivência. 

 

É preciso dizer que todos, sem exceção, são capazes de sentir emoções. Porém, saber lidar com elas da melhor forma possível, é uma aptidão a ser adquirida e desenvolvida. Inegavelmente, tomar consciência das suas emoções, ao mesmo tempo em que as gerencia, pode ser um processo complicado. Dessa forma, veja a seguir as dicas que separamos para ajudá-lo.

 

O que é inteligência emocional?

Dito de forma simples, é “a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles”. A princípio, parece fácil, mas para muitas pessoas é uma tarefa difícil lidar com as próprias emoções e descobrir verdadeiro significado delas. No entanto, só assim você será capaz de evoluir e gerenciar, por exemplo, o estresse tão comum no nosso cotidiano. 

 

Como desenvolvê-la?

Procure se conhecer melhor

 

Se você não está acostumado a lidar com as suas emoções, comece aos poucos. Por exemplo, pense e reflita sobre aquelas mais básicas: alegria, tristeza, raiva… Gradualmente você aprenderá a filtrar os seus sentimentos e a melhor forma de expressá-los. Esse deve ser um exercício diário para reconhecer a influência das emoções nos ambientes nos quais você está inserido. Além disso, observe como você utiliza as emoções para tomar decisões, entendendo a relação entre ação e reação.

 

Trabalhe a empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e é uma parte importante para a sua inteligência emocional. Entender e ver como a outra pessoa se sente facilita muito os relacionamentos e pode ajudá-lo a lidar melhor com eventuais conflitos e desentendimentos. Aprenda a ouvir, desenvolva sua curiosidade e seu interesse nas experiências dos outros. Perguntas simples muitas vezes ajudam a pensar por outro ponto de vista e a desfazer tensões. E, lógico, saiba aceitar as diferenças. 

 

Não deixe a motivação de lado

Uma das características da inteligência emocional é a vontade de atingir os objetivos traçados.  Esse desejo é notável quando percebemos que fazemos parte de algo maior, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Ser uma pessoa motivada é o que nos leva rumo aos objetivos e em busca de uma melhor qualidade de vida. Assim sendo, identifique as suas fontes de energia e entusiasmo. Diante das dificuldades, afaste os pensamentos negativos e procure se concentrar no seu desejo de evoluir e aprender com todas as experiências. 

 

E aí? Você acha que já trabalha a sua inteligência emocional ou ainda tem muito o que aprender? Siga as nossas dicas e não deixe de dar uma olhada nas vagas disponíveis aqui no site. Uma delas pode ser sua. 

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar