Dia do mototaxista: cuidados para aqueles que trabalham no trânsito

24 de setembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Ainda que hoje tenham surgido outras modalidades de transporte, como os carros de aplicativo, o mototaxista ainda tem uma atuação bastante expressiva no trânsito. Alguns pontos que contam a seu favor são o fato de ser uma opção mais ágil e dinâmica. 

No dia 24 de setembro, comemora-se o Dia do Mototaxista. Para celebrar a data, o Amarelinho preparou este artigo para que você entenda mais e valorize estes profissionais que se arriscam todo dia em cima de uma moto para trazer mais praticidade ao dia a dia das pessoas. 

O que é o mototaxista e qual sua função?

O nome da profissão é bem autoexplicativo. O mototaxista é como um taxista, que, ao invés de atuar com um carro, utiliza a motocicleta para transportar passageiros. No entanto, não é só o meio de transporte que muda, sendo que o preço cobrado por um trajeto realizado por mototáxi costuma ser bem inferior, uma vantagem para muitos passageiros que o preferem, tal como a agilidade que proporcionam. 

É importante entender também que, por mais que alguns costumem confundir mototaxista com motoboy, os dois não são sinônimos. Mesmo que ambos utilizem a moto como sua ferramenta de trabalho, a diferença está naquilo que transportam. Enquanto a função do mototaxista é a de transportar passageiros, a do motoboy é, basicamente, a de fazer entregas.

Regulamentação da profissão 

Desde que surgiram no Brasil, nos anos 1990, os mototáxis se consolidaram como uma realidade irreversível no transporte de passageiros, em especial em alguns municípios e regiões difíceis de serem acessadas por meio de ônibus e carros. No entanto, a regularização da profissão só ocorreu em 2009.

Desde julho daquele ano, o serviço de mototáxi está presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), graças à promulgação da Lei nº 12.009/2009, a mesma lei que regulamenta os serviços dos motoboys.

O principal papel da lei, além de reconhecer a profissão, foi definir os pré-requisitos para quem deseja trabalhar como mototaxista. Vale destacar que os municípios também têm liberdade para criar suas próprias regulamentações, desde que não restrinjam o serviço para além da lei federal, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF).

O município de São Paulo, por exemplo, chegou a proibir o mototáxi na cidade, mas, após uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, voltou atrás. Abaixo, você verá o que a legislação determina para atuar como mototaxista.

Requisitos para ser um mototaxista

Por ser uma profissão que envolve muitos riscos, a lei que a regulamenta estabelece alguns requisitos para atuar como mototaxista. Seguir estas recomendações, além de ser crucial para atuar legalmente, é importante para assegurar a saúde dos motoristas e passageiros. 

Os requisitos pessoais para um mototaxista, de acordo com o artigo 2 da lei, são:

  • Ter completado 21 (vinte e um) anos;
  • Possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria;
  • Ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional do Trânsito (Contran);
  • Estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, nos termos da regulamentação do Contran.

Como visto, o mototaxista realiza um curso especializado regulamentado pelo Contran, que é dividido em curso técnico e Prática de Pilotagem Profissional. Nesse sentido, o interessado não pode faltar a nenhuma aula e deve atingir 70% de acerto nas avaliações. Se for reprovado, o candidato deve refazer a avaliação em até 30 dias.

Medidas de segurança para mototaxistas

As aulas são ministradas em bases do Detran ou em instituições credenciadas. São abordados temas como legislação, cidadania e ética,  saúde e segurança e risco sobre duas rodas. A validade deste curso é de cinco anos, portanto, passado este prazo, o mototaxista deverá realizar um curso de reciclagem.

Esta capacitação é o primeiro passo para evitar acidentes e pessoas incapacitadas para exercer a profissão, além de ser uma forma de proporcionar mais segurança aos passageiros. É claro que, devido à natureza da profissão, o piloto deve se portar de forma responsável. Afinal, ele estará lidando com pessoas em uma situação de risco, que é o trânsito, sendo necessário respeitar as sinalizações e cumprir as normas de segurança, incluindo a vestimenta do colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. 

Encontre seu emprego no Amarelinho

Está em busca de uma oportunidade profissional? Não deixe de se cadastrar no site do Amarelinho e conferir as inúmeras vagas de emprego ofertadas. Ao se interessar por alguma, basta se candidatar. Continue nos acompanhando aqui no blog e nos siga pelas redes sociais.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar