Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos profissionais começaram a trabalhar no formato de home office. Com o fim das barreiras sanitárias, há brasileiros que passaram a procurar oportunidades de trabalho, inclusive, fora do Brasil.
De acordo com a Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em imigração, a procura por vistos EB-1 e EB-2 – elegível para imigração baseada em emprego nos EUA – teve alta de 21% entre 2020 e 2021. A pesquisa montou um perfil dos clientes que solicitaram os vistos: 83% são casais de 30 a 50 anos, com filhos, profissionais liberais e empresários. Em suma, os profissionais que mais buscam oportunidades de trabalho fora do Brasil são: advogados, engenheiros, profissionais da saúde e técnicos da informação.
Como conseguir oportunidades de trabalho fora do Brasil?
Em primeiro lugar, o profissional precisa analisar detalhadamente o seu currículo, para saber se está alinhado com as oportunidades oferecidas nos países. Nesse sentido, se o trabalhador se sentir pronto, pode iniciar a procura por um emprego.
Além disso, existem duas possibilidades de conseguir um emprego no exterior. A primeira é encontrar uma candidatura ainda no Brasil, e a outra é conseguir uma oportunidade, já estando em outro país.
Por fim, é importante que o profissional tenha o domínio de outra língua. Afinal, ele deverá lidar com o idioma do país escolhido o tempo todo.
Os 10 melhores países para se trabalhar
- Portugal
- Espanha
- Romênia
- Ilhas Maurício
- Japão
- Malta
- Costa Rica
- Panamá
- República Tcheca
- Alemanha
10 áreas com mais vagas fora do Brasil
- Tecnologia da Informação (TI)
- Engenharia
- Letras/Tradução e Intérprete
- Marketing
- Saúde
- Administração
- Gastronomia
- Comunicação
- Comércio Exterior
- Relações Internacionais
As vantagens de encontrar oportunidades
Salário valorizado
Quando você trabalha em outro país, pode receber o seu salário em uma moeda mais valorizada. Sendo assim, ao receber em dólar ou euro, o salário acaba sendo mais alto.
Vivendo outras culturas
Todos os países possuem experiências que agregam à bagagem cultural e ao desenvolvimento profissional. Desse modo, o indivíduo terá a possibilidade de conviver com outros pontos de vista.
Outras oportunidades
Trabalhar no exterior significa ter mais visibilidade no mercado de trabalho. Em suma, outras oportunidades de trabalho fora do Brasil podem surgir com o passar do tempo.
Para mais dicas, acompanhe o Amarelinho
Gostou desse conteúdo? Saiba que o Amarelinho compartilha constantemente conteúdos sobre o mercado de trabalho em seu blog e nas redes sociais. Portanto, acompanhe-nos e cresça pessoal e profissionalmente.