É normal ter medo de mudanças e insegurança na hora de apresentar um novo projeto, buscar uma nova oportunidade de trabalho. No entanto, quando esses sentimentos sobressaem, o indivíduo pode estar diante de uma autossabotagem na vida pessoal e profissional.
A autossabotagem acontece quando o indivíduo coloca obstáculos nas tarefas do dia a dia, consciente ou inconscientemente. Por exemplo: uma simples atividade, como fazer um relatório, torna-se uma dificuldade, pois o profissional acredita que não seja capacitado para aquela demanda, despertando crises de ansiedade e insegurança.
Desse modo, esse comportamento possui sentimentos e pensamentos negativos e, quando não é reconhecido e nem tratado, pode levar o profissional a atitudes autodestrutivas.
Por que as pessoas se autossabotam?
Segundo pesquisas, a autossabotagem tem origem em traumas vividos durante a infância e adolescência. Portanto, as experiências vividas se transformam em comportamentos negativos, sempre ligados ao fracasso.
Existem diversos motivos que levam as pessoas a realizar esse comportamento e, por isso, é indicado que elas procurem reconhecer a origem, o que muitas vezes pede, inclusive, o acompanhamento de um profissional.
Tipos de autossabotagem profissional
Procrastinação
Comum no trabalho, o profissional deixa tudo para depois, acumulando tarefas durante a semana. Dessa forma, esse comportamento é visto como um mecanismo de defesa diante do sentimento de incapacidade.
Medo
Por adicionar obstáculos ao dia a dia, o indivíduo sente um medo excessivo, que pode paralisá-lo.
Negação
Uma vez que a pessoa se culpa constantemente, ela nega suas próprias necessidades, a fim de evitar a ideia de fracasso.
Vitimização
Nesse sentido, seus sofrimentos são justificados, com o objetivo de obter algo em troca.
Como identificar a autossabotagem?
- Sentir medo excessivo de falhar ou se frustrar
- Sentimento de não ser bom o suficiente
- Desistir dos sonhos constantemente
- Torcer para que uma situação não dê certo
Como parar de se autossabotar no trabalho?
Conheça quem é você de verdade
A autossabotagem está ligada com os traumas e medos já vividos. É importante que o indivíduo esqueça o passado para viver o presente. Por isso, é indicado o acompanhamento de um profissional que possa auxiliar na própria descoberta e crescimento.
Defina e priorize os seus valores
Quais são os seus valores para a vida? Defina-os e priorize-os. Assim, conseguirá agir com mais segurança e determinação.
Seja consciente da autossabotagem
Procure perceber quando está se autossabotando no trabalho. Nesse sentido, o profissional consegue parar com essas atitudes repetitivas e iniciar outro modo para efetuar as tarefas.
Tenha paciência
O caminho é longo para acabar com a autossabotagem. Portanto, é preciso paciência e disciplina. Pequenos passos são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Encontre outras dicas no Amarelinho
O Amarelinho é muito mais do que um site de vagas de emprego. Diariamente, publicamos conteúdos sobre carreira, comportamento e leis trabalhistas com o intuito de ajudar você a crescer. Fique por dentro das novidades, acompanhando também o nosso blog.