Governo autoriza novas vagas de concurso público

15 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O governo federal autorizou novas vagas de concurso público para este ano. Em suma, ao total são 9.450 oportunidades temporárias e fixas para órgãos como a Funai, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo ainda sem data definida para abertura de inscrições e os respectivos editais, as novas vagas de concurso público já animaram os candidatos e os cursos preparatórios, já que é indicado iniciar os estudos desde já. As provas são objetivas, ou seja, compostas por questões de múltipla escolha.

Saiba mais sobre as novas vagas de concurso público

Durante o mês de maio, a ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo anunciaria todos os concursos públicos para este ano. Dessa maneira, foram definidos R$ 2 bilhões para a abertura de novos editais de concursos.

Nesse sentido, o IBGE reúne a maior parte dos postos disponíveis, com mais de 8 mil vagas temporárias. As outras 1.450 são destinadas para ministérios, como o das Relações Exteriores; da Ciência,Tecnologia e Inovação; e do Meio Ambiente, entre outros. No ano passado, para se ter uma ideia, foram divulgadas apenas 1.699 vagas para concursos públicos.

Vagas que estarão disponíveis

Ministério das Relações Exteriores

Cargo: terceiro-secretário
Quantidade de vagas: 30
Escolaridade: nível superior

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Cargo: analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista
Quantidade de vagas: 814
Escolaridade: nível superior

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Cargo: analista ambiental
Quantidade de vagas: 98
Escolaridade: nível superior

Funai

Cargos: agente em indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geógrafo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social.
Quantidade de vagas: 502
Escolaridade: nível superior e intermediário

IBGE

Cargos: codificador, agente censitário mapeamento, agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa
Quantidade de vagas: 8.141 temporárias
Escolaridade: nível superior e intermediário

Possíveis mudanças

O governo federal pretende mudar as regras para as vagas de concurso público. Desse modo, serão incorporados instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, como teste psicotécnico e o uso da tecnologia durante o processo seletivo.

Além disso, a meta do governo é aprimorar a lei de cotas nos concursos públicos, que expira em junho de 2024. O objetivo é promover uma transformação do serviço público federal, que é composto por uma maioria branca.

Dicas para estudar

Um dos grandes desafios para se preparar para as provas é aliar estudos com o trabalho. Com o intuito de auxiliar os candidatos para as novas vagas de concurso público, separamos algumas dicas para facilitar a compreensão e alcançar a vaga tão sonhada.

Faça um planejamento

Crie uma tabela com os horários de suas demandas no trabalho e defina os melhores dias para estudar.

Conheça o concurso

Informe-se sobre a prova e seu funcionamento. Assim, fica mais fácil iniciar os estudos. Aproveite para verificar os conteúdos anteriores.

Mantenha bons hábitos

Para garantir que os estudos sejam bem aproveitados, tenha uma mesa limpa, apenas com os itens necessários. Dessa maneira, é possível se concentrar e ficar longe de distrações. Em seguida, prepare pequenas metas diárias. 

Acompanhe o Amarelinho para mais dicas 

Semanalmente, o Amarelinho compartilha dicas, artigos e tendências sobre o mercado de trabalho. Portanto, não perca nenhuma atualização, siga nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar