Uma simples observação nos anúncios do próprio jornal O Amarelinho já nos dá a ideia de que o setor de costura está a pleno vapor com vagas diversas para quem quer ingressar neste mercado.
Entretanto, além da oferta de empregos, vale a pena ficar de olho nas oportunidades gratuitas de capacitação profissional. É o caso do Instituto Porto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estão abertas as inscrições, até 3 de junho, para o curso de Costura Industrial. Desse modo, podem se candidatar pessoas a partir de 18 anos, que tenham o ensino fundamental completo e interesse em empreender.
O curso será presencial e realizado na Escola de Costura, localizada no bairro Campos Elíseos, região central de São Paulo, com início previsto para 29 de julho e duração de cinco meses. As aulas serão presenciais, às terças e sextas-feiras, com opções nos períodos da manhã, das 7h às 11h, ou à tarde, das 12h30 às 16h30.
Objetivo do curso para o setor de costura
O objetivo do curso é capacitar empreendedores, focados na produção de uniformes e brindes corporativos. Dessa maneira, eles aprenderão a utilizar, em um primeiro momento, as máquinas retas e overloque.
Além das técnicas em costura, irão aprender a fazer a gestão do próprio negócio (com aulas de matemática, precificação, negociação e empreendedorismo), com a possibilidade de participar da incubadora de costureiras (onde são utilizadas as máquinas especiais, como elastiqueira, botoneira e travete) e gerar renda durante o processo de aprendizagem, tendo a Porto como principal cliente. “Também damos todo o suporte para que os alunos possam emitir a MEI”, diz Mirian Mesquita, gerente de sustentabilidade da Porto.
Para complementar a formação, de acordo com Mirian, os alunos passam pela formação comportamental, onde têm aula de assertividade emocional, atendimento, ética e responsabilidade e comunicação não violenta.
Sobre as inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Porto. Nesse sentido, ao se inscrever, o candidato deve aguardar o recebimento do e-mail do Instituto Porto. Nele estarão os documentos necessários, como: cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de renda familiar de todos que residem no mesmo endereço. A aprovação do candidato acontece após processo de avaliação socioeconômica.