Programa Desenrola renegocia dívidas de até R$ 5 mil

19 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O governo lançou, no dia 6 de junho, o programa Desenrola, uma ação que permite a renegociação de dívidas de até R$ 5 mil e, consequentemente, limpar o nome do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito. A iniciativa será válida para inadimplência adquirida até 31 de dezembro do ano passado.

A iniciativa era uma promessa de campanha do presidente Lula, que tem buscado realizar ações que ajudem a melhorar a economia e, consequentemente, a vida dos brasileiros. No entanto, a novidade deve começar a valer somente em julho, quando os credores começarão a se cadastrar em uma plataforma que ainda está sendo desenvolvida. Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 70 milhões de pessoas devem ser atendidas pelo programa.

Saiba mais sobre o programa Desenrola

Além de renegociar dívidas, o programa Desenrola vai também atender pessoas que estão em débito com os bancos públicos ou privados.

Até o momento, foram criadas duas faixas, com condições de negociação diferentes: na primeira, o governo dá garantias aos credores e condições de pagamento facilitadas; enquanto na faixa 2, o governo dará incentivos aos bancos que aderirem ao programa.

Dessa maneira, podem participar da faixa 1 os cidadãos que recebem até dois salários-mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico. Dívidas em crédito rural e financiamento imobiliário não serão aceitos. O pagamento da dívida poderá ser à vista ou por financiamento bancário em até 60 meses, sem entrada.

Já a faixa 2 é destinada para pessoas que contraíram dívidas com bancos. Assim, as instituições, privadas e públicas, poderão oferecer aos clientes diversas possibilidades de renegociação de forma direta.

Além disso, os beneficiários serão incentivados a fazer um curso de educação financeira, por meio do qual aprenderão a usar o dinheiro de forma correta.

Para mais dicas, acompanhe O Amarelinho

Com o intuito de auxiliar os profissionais brasileiros a crescer pessoal e profissionalmente, o Amarelinho compartilha semanalmente dicas, cursos e notícias. Portanto, acompanhe nosso blog e redes sociais para não perder nenhuma atualização! 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar