Cadastre-se no Jovem Aprendiz Paulista

19 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Por meio de alguns programas sociais, a juventude tem entrado cada vez mais cedo no mercado de trabalho, o que é um alívio para uma faixa etária que sofre muito com a situação de desemprego. Neste sentido, destacam-se iniciativas, como o Jovem Aprendiz Paulista.

O programa tem como objetivo não só gerar empregos, mas também contribuir com a educação dos jovens e estimular o crescimento econômico de pequenos negócios.

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a pasta de Projetos Estratégicos. Para este ano, o governo de São Paulo investiu cerca de R$ 145 milhões, com a missão de contratar 60 mil estudantes da rede pública.

Conheça o programa Jovem Aprendiz Paulista

O projeto incentiva as micro e pequenas empresas do estado de São Paulo a contratar jovens de 14 a 18 anos, matriculados na rede estadual de ensino, sendo que a capacitação é oferecida gratuitamente pelo Governo. Para que o estudante não sofra com a distância, a vaga de trabalho deve estar disponível próxima à escola e/ou à residência do aluno.

O Jovem Aprendiz Paulista custeia 100% do treinamento, haja vista que foi criado especificamente para os pequenos negócios. Além de não arcar com a capacitação pedagógica e técnica dos aprendizes, as empresas são isentas das verbas rescisórias após o término do contrato.

Por fim, o programa disponibiliza remuneração mensal de até R$ 917,59 aos estudantes, com base no salário-mínimo e treinamento exercido. A jornada de trabalho é de quatro dias, com carga diária de 4 a 6 horas, sendo necessário ter um dia exclusivo para capacitação online. Além disso, o contrato pode durar até 24 meses.

Durante toda a jornada, o aprendiz é acompanhado por um tutor responsável, a fim de enriquecer o seu desenvolvimento.

Pequenos negócios do Centro podem participar do programa

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, micro e pequenos empresários da região central já estão autorizados a contratar os jovens, a fim de treiná-los para o mercado de trabalho.

Segundo dados da Junta Comercial (Jucesp), a região conta com 75,8 mil empresas ativas classificadas como micro (ME) ou empresas de pequeno porte (EPPs). Desse modo, cada uma delas pode contratar um jovem por até dois anos.

Para cadastrar a empresa, basta acessar o site do Jovem Aprendiz Paulista e preencher os dados.

Estudante: saiba como inscrever no programa

O primeiro passo é acessar o site http://jovemaprendiz.sp.gov.br/. Em seguida, é necessário preencher um formulário com as informações solicitadas e cadastrar uma senha.

Após entrar na conta, é possível conferir as vagas disponíveis, cadastrar-se para a oportunidade desejada e esperar uma resposta da empresa. Na hora da contratação, o estudante precisa levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Declaração de Matrícula, RG e CPF.

Além de vagas de trabalho

O Amarelinho é muito mais do que um site de empregos, ou seja, é um portal que compartilha semanalmente dicas, artigos e tendências sobre o mercado de trabalho. Por isso, siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma atualização! 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar