Os principais tipos de liderança

19 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O papel desempenhado por um líder é importante para que uma empresa atinja os seus resultados. Para tanto, o profissional precisa fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, além de auxiliar a sua equipe a ter uma boa performance. Por isso, é ideal conhecer os tipos de liderança exercidas para compreender as ideias e alcançar os objetivos organizacionais.

Principais tipos de liderança

De acordo com os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt, existem três tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal. No entanto, com o decorrer do tempo e as mudanças nas relações de trabalho,  novos modelos surgiram, como a motivadora e a carismática. Veja a seguir as características de cada uma delas:

Liderança autocrática

A figura do líder é central e arbitrária na empresa, ou seja, a liderança autocrática toma decisões e ordena as necessidades para executar uma tarefa. Desse modo, não existem debates entre a equipe, diminuindo a criatividade e o processo de ensino e aprendizagem. 

Liderança democrática

Neste tipo de liderança, o foco é no desenvolvimento do grupo e de suas habilidades. Portanto, o líder incentiva todos os funcionários a participar das discussões, levando em conta as sugestões e opiniões. Por fim, o líder democrático tem a missão de criar um ambiente de trabalho saudável para todos.

Liderança liberal

Nesse tipo de liderança, o líder direciona o foco para os seus liderados, isto é, a tomada de decisões acontece por outros membros da equipe. Ele não se compromete e nem se responsabiliza pelas ações, pois entende que os colaboradores estão preparados para essa responsabilidade.

Liderança motivadora

Existem muitos tipos de liderança no mercado de trabalho, mas a motivadora é a mais comum, pois motiva os funcionários a dar o seu melhor para alcançar o sucesso. Em suma, o líder dá feedbacks mensalmente ao time, além de reconhecer a dedicação e o bom trabalho de cada um.

Liderança carismática

Incentiva e motiva os profissionais a partir do seu carisma e de habilidades comportamentais. Desse modo, o líder é confiável, tem ótima comunicação, se dá bem com toda equipe e, por fim, apresenta ótimos resultados. 

Torne-se um líder com o apoio do Amarelinho 

Agora que você já conhece os tipos de liderança, inspire-se em um modelo para alcançar o sucesso merecido. Acompanhe o Amarelinho e confira dicas e artigos para continuar crescendo profissionalmente.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar