Um profissional que possui inteligência emocional e resiliência lida com os desafios e emoções diárias, amadurecendo e inspirando outros colaboradores a seguir o seu exemplo.
Sendo assim, essas características são importantes para que o profissional continue produtivo mesmo nos momentos complicados, ou seja, ele atuará “normalmente”, mesmo diante das dificuldades enfrentadas.
Como desenvolver a inteligência emocional e a resiliência?
Ninguém desenvolve essas atribuições de uma hora para outra, pois é necessário que o profissional trabalhe arduamente nestes dois pontos até obter os mecanismos adequados para colocá-los em prática.
Confie e tenha segurança em você mesmo
Ao ter confiança em si próprio, o profissional trabalha melhor, já que conquista os chefes e colaboradores pela segurança e pelo ótimo desenvolvimento no ambiente de trabalho.
Administre as suas emoções
Como falado anteriormente, o trabalhador consegue ter consciência de suas emoções e, consequentemente, controlá-las, mantendo o equilíbrio profissional e pessoal. Nesse sentido, o indivíduo tende a realizar as suas tarefas com sucesso.
Conviva em grupo e com menos estresse
Além de controlar suas emoções, o profissional reduz conflitos com outros colaboradores por meio de uma mediação eficiente. Como resultado, atencioso e empático, ouve atenciosamente os problemas do time, buscando as melhores soluções com harmonia.
Utilize a criatividade
Portanto, não basta ter inteligência emocional e resiliência para contribuir no trabalho, é preciso utilizar a criatividade para contornar momentos de crise ou alta demanda.
Aprimore as habilidades no curso online
Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou o curso online “Autoconhecimento: a Base para Inteligência Emocional e Resiliência”, que aborda as principais teorias sobre a inteligência emocional, a resiliência e o autoconhecimento.
Voltado para estudantes e profissionais que desejam desenvolver essas habilidades, o curso tem o objetivo de ampliar a visão sobre o autoconhecimento e inteligência emocional e a compreensão da teoria da resiliência.
Após a conclusão, o candidato deve fazer uma prova para verificar os conhecimentos ensinados durante o curso. Obtendo nota igual ou superior a 7, é possível imprimir, diretamente no sistema, uma declaração que comprova a participação no curso.
Encontre uma vaga de emprego no Amarelinho
Aprimore as habilidades e encontre um emprego em que você seja reconhecido pelo seus pontos fortes. No Amarelinho, maior portal de vagas, você encontra uma nova oportunidade. Desse modo, cadastre o seu currículo agora mesmo. Boa sorte.