Cuidado com a internet: curso online aborda a saúde mental nas redes sociais

13 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Qual o limite para ficar nas redes sociais? Como não deixar que o celular se torne uma extensão do nosso corpo? Por ficar muito tempo conectadas, as pessoas estão tendo a saúde mental afetada pelas redes sociais, em virtude de comparações e realidades paralelas.

Portanto, este transtorno já tem um nome específico: Fear of Missing Out (F.O.M.O.), que significa medo de ficar por fora dos acontecimentos, o que faz a pessoa se sentir obrigada a manter-se conectada às redes sociais.  

Como resultado, nos últimos anos, celebridades encerraram e/ou se afastaram das redes sociais por problemas psicológicos, como foi o caso do ator Tom Holland. A sensação de sufocamento pelas demandas da internet é um dos sinais do esgotamento psicológico que, quando não identificado, pode causar transtornos como ansiedade e depressão. Confira outros sintomas que podem resultar no esgotamento da saúde mental pelas redes sociais. 

Checar o perfil várias vezes

Ao acordar, a primeira coisa que muitas pessoas fazem é verificar o celular. No entanto, o problema está em checar as redes sociais diversas vezes durante o dia.

Preferir ficar na internet do que ter experiências presenciais

Uma vez que o indivíduo troca uma experiência com amigos e familiares para ficar na frente da tela, ele está se isolando cada vez mais, esquecendo-se de que, para ser feliz, é preciso viver a vida fora das redes sociais.

Sinais de ansiedade em relação a interações online

Desse modo, ao postar uma foto ou mensagem nas redes sociais, o indivíduo fica no aguardo por curtidas, comentários e compartilhamentos o mais breve possível. 

Curso de Saúde Física e Mental na Internet

Sabendo a importância de cuidar da saúde mental, a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou recentemente o curso que apresenta um panorama geral acerca dos principais problemas causados pela internet à saúde mental e física, ressaltando estratégias para lidar com os problemas.

Disponível online e gratuitamente, o curso “Saúde Física e Mental na Internet” tem a carga horária de 5 horas e conta com cinco módulos, sendo eles: dependência no uso da tecnologia; saúde mental nas redes sociais; riscos pelo uso inadequado da internet; e o direito à desconexão e o debate sobre a saúde física e mental dos jovens.

Por fim, o estudante deve realizar um teste para verificar os conhecimentos aprendidos. Ao obter a nota igual ou superior a 7, é possível imprimir uma declaração que possibilita a comprovação de participação no curso.

O mercado de trabalho busca profissionais saudáveis

Mesmo com as altas demandas, o profissional deve estar saudável e ciente de suas responsabilidades, isto é, saber a hora de se desligar das redes sociais e focar no presencial. Por isso, conte com o Amarelinho para encontrar uma nova oportunidade de emprego. São diversas vagas para todos os perfis. Cadastre o seu currículo agora mesmo. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar