Educação financeira é tema de cursos gratuitos do Banco Central

19 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O Banco Central está com inscrições abertas para cursos online e gratuitos sobre finanças. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o objetivo é promover a educação financeira prática por meio de cinco programas com certificado de conclusão.

 

No entanto, para participar, os interessados devem acessar o site e realizar o cadastro. 

 

Por que aprender sobre educação financeira?

Primeiramente, em tempos incertos e instáveis, saber gerenciar o próprio dinheiro é fundamental para garantir a segurança e não passar por apertos desnecessários. 

 

Dessa maneira, o dinheiro é importante e são as decisões de hoje que lhe permitirão construir o seu futuro. Portanto, a educação financeira pode capacitar você a fazer melhores escolhas ao longo de sua vida. Desse modo, quando você administrar melhor seu orçamento, naturalmente ganhará autoconfiança, impactando positivamente diversas áreas da sua vida independentemente do seu objetivo.  Confira abaixo algumas opções de cursos gratuitos sobre finanças do BC disponíveis na plataforma.

 

Cursos online e gratuitos disponíveis sobre educação financeira

Gestão de Finanças Pessoais (20 horas)

Por meio de vídeos de animação, aborda informações e ferramentas para gerir as finanças pessoais. Portanto, para facilitar o aprendizado, situações cotidianas de uma família são apresentadas de forma a, ensinar a relação com o dinheiro, o orçamento pessoal ou familiar, o consumo de serviços financeiros e, ainda, noções de poupança e investimento; crédito e endividamento; prevenção e proteção; e consumo planejado e consciente.

 

Eu e meu dinheiro (carga horária de 10 horas) 

Por meio de histórias ficcionais em vídeos, propõe discussão de temas como orçamento familiar, uso de crédito, a importância de poupar e consumo consciente. Portanto, capacita ainda para o compartilhamento das informações em grupos de discussão.

 

Liderança Cooperativista (5 horas)

Aprenda a abordar o vínculo entre comportamentos de liderança e princípios cooperativistas. Dessa maneira, entre os temas propostos estão o engajamento da equipe; liderança educadora; diversidade e inclusão; feedback e comunicação não-violenta, entre outros.

 

Vendas Consultivas (5 horas)

Trata de assuntos como o papel do vendedor e do consultor de vendas. Além disso, ferramentas e métodos para melhorar as vendas e a conexão do cooperativismo no fomento a negócios sustentáveis.

 

Gestão do tempo (4 horas) 

Conteúdo com temas como boas práticas em reuniões, delegação e proatividade, autonomia, autogestão e produtividade, entre outros.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias