As dúvidas mais comuns sobre o DPVAT

19 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O DPVAT é um seguro obrigatório que concede indenização às vítimas de acidentes com veículos automotores de via terrestre. Dessa maneira, tem o objetivo de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente. Além disso, até o ano passado, todo proprietário de veículo precisava realizar o pagamento da taxa do seguro.  Porém, em 2021, o DPVAT não foi cobrado. A Susep (Superintendência de Seguros Privados) afirmou que tinha recursos em caixa suficientes para a operação durante todo o ano. Contudo, não há cobrança da taxa, o seguro continua existindo. Ainda não há decisão sobre 2022

 

Confira a seguir  as principais dúvidas relacionadas ao assunto.

 

Três dúvidas mais comuns sobre DPVAT

Quais as coberturas do Seguro DPVAT?

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Ou seja, de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Acidentes envolvendo trens, barcos, bicicletas e aeronaves não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

 

Há cobertura para danos materiais?

Não, o Seguro DPVAT não cobre danos materiais como roubo, colisão ou incêndio do veículo, havendo cobertura somente para danos pessoais (morte, invalidez permanente e/ou reembolso de despesas médicas).

 

Como dar entrada em pedido de indenização?

Para acidentes ocorridos até 31/12/2020, o órgão responsável pela análise do pedido e pagamento da indenização do Seguro DPVAT é a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT. Desse modo, os pedidos de indenização para acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2020 ocorrem pelo aplicativo Seguro DPVAT, pela Central Telefônica ou em um dos pontos físicos de atendimento. Clique aqui para mais informações.

 

Nos pedidos de indenização de acidentes ocorridos a partir de 01/01/2021, a Caixa Econômica Federal é a responsável pela análise do pedido e pagamento da indenização do Seguro DPVAT. Portanto, esta deve ser solicitada pelo App DPVAT CAIXA ou, alternativamente, nas agências da Caixa em todo o país. Clique aqui para mais informações.

 

Com informações SUSEP e Caixa Econômica Federal

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias