Síndrome de impostora: métodos para superar

13 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A síndrome de impostora é uma situação que atinge diversas mulheres no mercado de trabalho. Ela consiste em uma desconfiança constante nas suas habilidades e pensar que está enganando os outros no trabalho. No entanto, apesar de ocorrer com muitas trabalhadoras, esse assunto pode ser um verdadeiro freio na sua carreira.

 

Dessa maneira, lidar com esse problema é um grande passo para buscar crescimento profissional e deixar as questões internas para trás. Afinal, já existem muitas dificuldades externas no mercado de trabalho e precisamos evitar as próprias travas.

 

Como lidar com a síndrome de impostora

 

Evite comparações

 

O primeiro passo é entender que cada profissional tem a sua trajetória e suas conquistas. O processo para chegar em cada ponto da carreira é uma questão pessoal e distinta. Nesse sentido, a comparação pode expor problemas que ainda não temos experiência suficiente para lidar. Respeite o momento da sua jornada de trabalho e se compare apenas com você mesmo.

 

Converse com seus superiores sobre a síndrome de impostora

 

Caso você esteja empregada, é provável que tenha passado pelo processo de seleção e tenha sido avaliada com muito cuidado. Portanto, foram identificadas boas qualidades em você para desempenhar suas funções e lidar com as responsabilidades. Lembre-se sempre das suas habilidades e da sua trajetória para assumir esse cargo.

 

Reconheça suas conquistas

 

Quem não conhece a expressão: “a grama do vizinho é sempre mais verde”? O mesmo se aplica para nossa vida no mercado de trabalho. A tendência é olhar o sucesso dos outros e esquecer dos nossos ganhos e conquistas. Recordar-se deles nos momentos de dúvida pode ser fundamental para superar a síndrome de impostora.

 

Encontre novas áreas

 

Fazer aquilo que gostamos é uma grande ferramenta para lidar com os momentos de impostora. Dessa maneira, situações em que atuamos com algo familiar e sentimos prazer pode ser um grande passo para retomar a confiança de outros tempos.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar