Como o ócio criativo pode melhorar seu desempenho?

29 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você já passou por momentos em que está sobrecarregado no trabalho? Aquelas situações em que não consegue mais focar em nada devido a demanda e acaba travando? É algo super natural e que acontece com todos os seres humanos. Nesses momentos o ócio criativo é perfeito para te ajudar a superar essas fases.

 

O que é ócio criativo?

 

A definição da palavra ócio é: “espaço de tempo que se descansa”. Imagino que a dúvida agora seja como parar de trabalhar irá melhorar seu desempenho, certo? É muito simples: tudo em excesso causa fadiga. Nesse sentido, devemos pensar em nosso cérebro como um músculo, e como qualquer outro músculo precisa de descanso para funcionar do melhor jeito possível. Assim como quando a memória do computador ou celular fica perto da capacidade máxima e o processo fica um pouco mais lento.

 

Seguindo esse raciocínio, descansar é fundamental para atingir o melhor desempenho possível. Só assim poderemos recarregar as baterias, descansar para estar de volta ao batente e finalmente encarar as obrigações do trabalho em plenas condições.

 

Essa é uma expressão criada por Domenico de Masi, para explicar o processo em que o descanso ajuda a criatividade e aumenta a capacidade de rendimento do funcionário. 

 

Ócio criativo em prática

Você deve estar pensando que isso pode até funcionar, mas que é preciso muito tempo livre. De certa forma é certo que existem momentos corretos para ser aplicado. No entanto, é fundamental que haja um planejamento para aplicar o ócio criativo na sua rotina. Essa deve ser mais uma ferramenta para melhorar seu desempenho. Não pode virar mais um gatilho para acabar procrastinando e enrolando no ambiente de trabalho.

 

Dessa maneira, é importante ficar atento nesse ponto. Essa técnica mal executada pode ser tornar uma distração e tirar o foco do trabalho. É necessário disciplina aos horários para organizar todas as tarefas e não acumular atividades. Contudo, o funcionamento é semelhante a técnica pomodoro que já abordamos anteriormente aqui no Blog do Amarelinho.

 

Pronto para buscar oportunidades no mercado de trabalho?

Aqui no site do Amarelinho você encontra diversas ferramentas para encontrar a vaga dos seus sonhos. Portanto, navegue, veja qual mais combina com seu perfil e entre em contato com as empresas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias