Como abordar seus pontos negativos no processo de seleção

23 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho é seguida de perguntas constantes, dentre as quais algumas podem colocar o candidato em “maus lençóis”, caso ele não esteja preparado. Por exemplo: “quais são os seus pontos negativos?”. Esse questionamento acaba sendo um dilema para muitos candidatos, pois resulta em uma autocrítica que o profissional deve fazer para si.

Essa sondagem sobre pontos negativos feita pelas empresas tem como intenção, analisar os defeitos do candidato, além de avaliar como ele lida com as suas fraquezas. E, por fim, verificar como as ações dessas imperfeições podem atrapalhar ou não o funcionamento do fluxo de trabalho. 

Principais pontos negativos dos profissionais

Certos temas são frequentes no mercado de trabalho. Os defeitos costumam variar de acordo com o profissional. Mas o ponto positivo é que todos estão passíveis de serem trabalhados. Basta manter-se disciplinado e focado no trabalho.

Confira as atitudes negativas mais comuns e como tentar neutralizá-las

Desorganização

A falta de organização é um grande ponto negativo para o momento da contratação, pois acaba não só impactando o funcionário como também todo o ambiente. Para alcançar uma solução, é aconselhável que o trabalhador cumpra pequenas tarefas, uma de cada vez, para não acabar se enrolando.

Não correr riscos

É de extrema importância para o mercado atual que os funcionários se arrisquem, criem coisas novas e se reinventem. Na maioria das áreas, fugir dos riscos pode ser encarado como medo de assumir responsabilidades. Para ajudar a melhorar esse ponto, você pode começar aos poucos, dando sua opinião em coisas simples, até estar encorajado a inovar.

Perfeccionismo

Pode parecer estranho, mas querer tudo extremamente perfeito é um ponto negativo. Ainda mais por pessoas que querem dominar as tarefas e fazê-las do seu jeito. É muito importante saber suas funções e realizá-las da melhor forma, sem interferir no processo da empresa.

Ser muito autocrítico

Possuir uma autocrítica é de suma importância para a evolução profissional, Porém, realizar esse exercício constantemente e ter o tom depreciativo, não faz bem. É necessário reconhecer suas qualidades e competências para realizar determinada função. Caso esse hábito persista, é aconselhável buscar ajuda profissional.

Insegurança

Esse ponto negativo acaba sendo o terror de muitos profissionais, pois os impossibilita de evoluir no ambiente de trabalho. Como solução, trate de conversar com seus colegas e superiores e veja a sua importância para o sistema. Além disso, tenha a iniciativa de tentar coisas novas aos poucos. É um exercício lento, porém os resultados chegarão.

Supere seus pontos negativos

É necessário enxergar seus pontos fortes e fracos e apresentar soluções para ingressar no mercado de trabalho. Após realizar esse exercício, encontre sua vaga dos sonhos no site do Amarelinho! Nesse sentido, basta cadastrar seu currículo de graça e procurar as melhores oportunidades para o seu perfil.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar