As melhores respostas para entrevistas de emprego

28 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

É comum em uma entrevista de emprego buscar as melhores respostas para impressionar o entrevistador. Porém elas devem condizer com a sua realidade e suas experiências. Dessa maneira, é necessário se preparar previamente para adaptá-las a sua história e se sair bem na hora da entrevista.

 

Com as melhores respostas, eu serei aprovado?

Segundo pesquisa realizada pelo site americano CareerBuilder, os maiores motivos dos recrutadores rejeitarem os candidatos nas entrevistas de emprego envolvem despreparo nas respostas. Confira abaixo os detalhes..

– 32% não tinham o perfil exigido pela vaga;

– 25% não tinham adequada qualificação;

– 17% não demonstravam motivação;

– 15% não tinham experiência.

 

Portanto, é fundamental se preparar adequadamente para as entrevistas de emprego, pois a sua contratação estará mais próxima, caso responda às questões de maneira correta. 

 

Dicas sobre o que responder em uma entrevista de emprego


“Você pode falar um pouco sobre você?”

A melhor resposta para essa pergunta é ser sincero sobre sua história e vivência. Sendo assim, foque na sua carreira profissional e fale de suas experiências, cursos, diplomas e pretensões para o futuro.


“O que você sabe sobre a empresa?”

Embora você ainda não trabalhe na empresa, esse é o momento de se mostrar preparado para a vaga. Portanto, fale sobre as atuações, setor e informações relevantes que encontrou sobre ela. Trata-se de uma resposta muito importante para a sequência da entrevista.

 

“Quais são os seus pontos fortes e fracos?”

A princípio parece ser uma pergunta assustadora ao refletir sobre suas qualidades e defeitos, porém, estando preparado para entrevista, você já terá suas principais qualidades na ponta da língua. E sobre os pontos fracos, elabore-os demonstrando como vem melhorando esses quesitos para crescer na carreira. 

 

“Qual é a sua maior conquista profissional?”

Uma boa dica para elaborar a melhor resposta para essa pergunta, é utilizar a técnica STAR. Afinal, ela ajuda a organizar sua fala ao citar uma situação, consistindo em quatro etapas:

  • Situation (Situação);
  • Task (Tarefa); 
  • Action (Ação);
  • Result (Resultado).

 

Dessa forma, ao iniciar a resposta, você dará o contexto da situação (exemplo: “em meu primeiro emprego, eu atuei como motoboy, meu papel era entregar correspondências e contratos para os clientes”), descrever o que você realmente fez (a ação) e o que você alcançou (o resultado). Por exemplo: “pensando em minimizar os erros nas entregas e otimizar o dia, sugeri uma escala de prioridades e proximidades. Tivemos uma melhora nas entregas e evitamos transtornos com clientes.”

 

“Por que devemos contratar você?”

Chegando nessa pergunta, é o seu momento de elaborar a sua melhor resposta para ser contratado. Mostre vontade em fazer parte da equipe e apresente as qualidades que irão contribuir para a vaga.


“Você tem alguma pergunta?”

É a sua chance de reforçar o seu interesse na vaga e mostrar que a melhor resposta também pode ser uma pergunta. Questione sobre a empresa, vaga ou função que será exercida.

 

É necessário praticar as melhores respostas

Pratique as suas respostas com amigos e familiares. Isso ajuda a eliminar o nervosismo e a transmitir uma imagem confiante durante a entrevista.

 

Ao seguir essas dicas, você estará se preparando adequadamente para as entrevistas de emprego. Lembre-se de que a sua competência e a sua preparação são os principais diferenciais durante as entrevistas. Portanto, seja assertivo, confiante e mostre o seu melhor para conquistar a vaga de emprego.

 

Colocando tudo em ação!

Agora que você já sabe como se preparar para as entrevistas, acesse o site do Amarelinho e encontre a sua vaga de emprego e confira as que mais combinam com o seu perfil. Esteja pronto e com as melhores respostas elaboradas. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar