Oportunidade de primeiro emprego e curso de capacitação gratuito

18 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você é jovem e busca oportunidade de primeiro emprego? Temos uma boa notícia: de acordo com pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número total de adolescentes desempregados no mundo deve cair para 73 milhões em 2022, dois milhões a menos do que em 2021. 

Entretanto, no mundo todo, ainda há seis milhões de jovens desempregados a mais do que antes da pandemia e este grupo foi o mais afetado pela crise, segundo o relatório intitulado “Tendências Globais do Emprego Juvenil 2022”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

 

Desafios no mercado de trabalho 

A pandemia agravou os desafios enfrentados pelos jovens de 15 a 24 anos que querem ingressar no mercado de trabalho. Desde o início de 2020, a percentagem de perda do emprego nesta faixa etária é muito superior à dos adultos, de acordo com o relatório da OIT. Sendo assim, muitos adolescentes e jovens tiveram muita dificuldade de encontrar o primeiro emprego durante o período de confinamento ou em razão do fechamento de negócios, devido à crise decorrente da pandemia.

 

Disparidade de gênero 

A crise da Covid-19 também destacou deficiências “na forma como falamos sobre as necessidades dos jovens, particularmente os mais vulneráveis”, comenta Martha Newton, vice-diretora-geral de políticas da OIT. Além disso,  o relatório estima uma disparidade de gênero. Como resultado, 27,4% das mulheres jovens estão trabalhando em 2022, em comparação com 40,3% dos homens.

 

Banner Amarelinho

 

Curso de capacitação gratuito

Embora as dificuldades existam, o Amarelinho tem uma dica para jovens que desejam oportunidade de primeiro emprego. 

O Instituto PROA abriu vagas para curso gratuito de capacitação em tecnologia e programação Java. A oportunidade é para adolescentes entre 17 a 22 anos, que estejam matriculados ou tenham concluído o 3° ano do Ensino Médio na rede pública. Além disso, é preciso residir nas cidades da Grande São Paulo. São 150 vagas e o início das aulas está marcado para o dia 6 de fevereiro de 2023. As inscrições vão até dia 10 de novembro e já podem ser realizadas no site da instituição.

 

Plano de estudos

Os alunos receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo o suporte necessário para acompanhar as aulas. Elas acontecerão de segunda a sexta em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). 

O curso é semipresencial. Dessa forma, às segundas, quartas e sextas, os alunos poderão assisti-lo de forma remota. Já nas terças e quintas, as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito.  

 

Conquistando mais oportunidade de primeiro emprego

Alini Dal’ Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional. “Queremos impulsionar os jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais.” explica. 

 

O Amarelinho apoia você nessa busca

O Amarelinho é um dos mais influentes portais de emprego do Brasil. Além das oportunidades, apoiamos iniciativas que capacitam jovens a conquistar o primeiro emprego. Portanto, cadastre o seu currículo e se inscreva nas oportunidades! Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar