Erros gramaticais que prejudicam no mercado de trabalho

2 de fevereiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Os erros gramaticais podem ser um grande problema para quem está buscando um espaço no mercado de trabalho. Mesmo que a sua vaga não envolva o contato direto com a língua portuguesa, essa pode ser uma questão decisiva no processo seletivo. Portanto, ao superar essa questão, você estará muito mais preparado para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Pegue o papel e a caneta e fique por dentro dessas dicas importantes.

 

Principais erros gramaticais para o candidato

 

No currículo

Como dizemos aqui no Amarelinho, o currículo é a sua carta de apresentação para a vaga. É por meio dele que o contratante irá entender melhor quem é você e traçar o seu perfil. Portanto, é preciso evitar ao máximo erros que podem causar uma impressão ruim logo de cara. Fique atento à pontuação na digitação e evite os erros mais bobos. Caso eles aconteçam, pode passar uma imagem de desleixo e despreparo, características péssimas para quem busca espaço no mercado de trabalho.

 

Durante o processo seletivo

É comum existir entrevistas e momentos em que seu conhecimento gramatical será colocado à prova durante o processo seletivo. O objetivo não é se mostrar o maior conhecedor da língua portuguesa, apesar de não ser algo negativo. A intenção é estar de acordo com o ambiente profissional e falar da maneira que a ocasião pede. Então, fique ligado a concordância verbal nesse momento e procure se expressar aliando a formalidade e a naturalidade.

 

Diferença entre “mais” e “mas”

Esse pode ser um dos erros gramaticais mais comum no cotidiano. Apesar de parecidas e até mesmo soar de maneiras semelhantes quando faladas, ambas trazem um significado muito diferente. Nesse sentido, usamos a palavra “mas” com sentido de adversidade, ou seja, quando queremos contrariar uma ideia ou ação. Por outro lado, usamos a palavra “mais” para indicar adição a frase, ou seja, com o objetivo de adicionar algo ou uma ideia.

 

Agora que sabe mais sobre os erros gramaticais, que tal ficar de olho nas vagas?

Aqui no Amarelinho você encontra as melhores oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Então, acesse nosso site, cadastre seu currículo e entre em contato com aqueles que estão contratando. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar