Conheça as vantagens do emprego formal

2 de fevereiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Conhecer mais sobre como funcionam o emprego formal e as questões trabalhistas pode ser muito útil para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho. Por meio dele é que você estará protegido pela legislação, terá direito a alguns benefícios, além da garantia de uma estabilidade muito maior do que em outras modalidades de trabalho. 

 

Características do emprego formal

 

Primeiro, para entender tudo sobre o emprego formal, é preciso começar pelo básico. Ele apenas existe quando as duas partes, empregado e patrão, firmam um acordo trabalhista por meio de contrato. Além disso, para ser considerada formal, a relação de trabalho deverá seguir todas as normas trabalhistas impostas pela CLT. Portanto, a principal característica desta modalidade é assegurar garantias e deveres para ambas as partes envolvidas no processo.

 

Vantagens 

 

Dentre as maiores vantagens do emprego formal, estão os direitos trabalhistas. Ou seja, a partir do momento que você está inserido nessa modalidade de trabalho, está protegido pela legislação. Algo diferente da modalidade informal, a qual, apesar de aparentar praticidade, traz insegurança e dúvida sobre o futuro profissional.

 

Dessa maneira, quando o trabalhador estabelece um contrato formal, ele tem direito a tirar férias remuneradas, receber o salário mínimo previsto para sua categoria, décimo-terceiro salário, adicional de valores sobre o limite de horas trabalhadas ou computação das excedentes em um banco de horas. 

 

Além disso, os trabalhadores ainda têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de 40% sobre esse mesmo fundo, por demissão sem justa causa. 

O aviso prévio de no mínimo 30 dias antes do desligamento é outra característica desse tipo de contratação. Após a demissão, o profissional ainda podem receber o seguro-desemprego, a depender do período em que está atuando na empresa contratante.

 

Situação atual do emprego formal no Brasil

 

Após anos difíceis para essa modalidade em nosso país, com o crescimento do trabalho informal, a situação parece estar tomando um caminho diferente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, foram criados mais de 2,7 milhões empregos formais no Brasil.

 

Procurando por emprego formal?

Aqui no Amarelinho você encontra o que procura. São inúmeras vagas para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Portanto, cadastre seu currículo no site e entre em contato com as empresas. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar