Pontos importantes do contrato de trabalho

24 de novembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O contrato de trabalho pode ser o seu melhor amigo no mercado de trabalho. É por meio dele que terá seus direitos garantidos. Caso tenha problemas ou dificuldades, com ele você poderá também se proteger de abusos. Além disso, o documento, geralmente, define o ponto limite da sua contribuição no dia a dia de trabalho. Ou seja, é muito importante estar ciente de tudo que contém nele, já que é o principal vínculo entre os trabalhadores e os patrões.

 

Características do contrato de trabalho

 

Tipo de contrato de trabalho

Primeiro, é preciso identificar que tipo de contrato trabalhista você se encaixa. São eles: por tempo determinado, indeterminado, temporário, eventual, de jovem aprendiz ou de estágio. Cada um deles se aplica a um determinado tipo de trabalho e possui algumas variações quanto ao tempo de validade, garantias, direitos e deveres.

 

Tempo da jornada de trabalho

Um dos pontos para ficar atento nos contratos trabalhistas está relacionado à duração da jornada de trabalho. Dessa maneira, será possível estabelecer quantas horas semanais irá exercer a função para a qual foi designado e identificar se elas condizem com aquilo que foi acordado anteriormente.

 

Leis trabalhistas

A Carteira de Trabalho funciona como um registro para o contrato trabalhista firmado. Nesse sentido, ela tem a função de comprovar e garantir o seu direito às leis trabalhistas em vigor desde a década de 1940. Desse modo, é possível exigir o 13º salário, salário mínimo, direito às férias, entre outros, disponibilizados ao trabalhador brasileiro.

 

A principal característica dos contratos de trabalho é a relação de confiança entre ambas as partes. Seu principal objetivo é estabelecer um acordo em que todos os envolvidos cumpram com as suas obrigações. Dessa maneira, abre-se a possibilidade para uma experiência proveitosa para todos. Portanto, desde que haja o cumprimento dos itens acordados, o contrato é uma ferramenta muito importante para garantia dos vínculos preestabelecidos.

 

Encontre seu emprego no Amarelinho

Aqui você encontra diversas vagas para entrar no mercado de trabalho. Então, não perca tempo, acesse nosso site, cadastre seu currículo e entre em contato com as empresas que estão contratando. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar