Trabalho híbrido: entenda sobre o assunto

7 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

No último ano aprendemos diversas possibilidades novas no trabalho. Independentemente se você ficou em casa ou não, muitas operações mudaram. Uma tendência que já vinha sendo implementada, e que ganha força nesse momento, é o trabalho híbrido. Nessa modalidade o funcionário atua parte da semana de casa e outro período fisicamente na empresa.

 

Em 2021, 43% das empresas no Brasil aderiram à rotina de trabalho híbrido para seus funcionários. Esse número tende a aumentar devido a retomada pós pandemia e a possibilidade da prática de home office em diversas empresas. Entretanto, ainda existe a necessidade de manter relações de trabalho que só acontecem no ambiente presencial.

Características do trabalho híbrido

Vantagens e desafios

A maior vantagem, que vem à mente de todos, é a praticidade de trabalhar de casa. O mundo descobriu durante esse processo que existem tarefas operacionais que podem ser feitas remotamente, precisando apenas de acesso à internet. Além disso, a mudança de ares auxilia a criatividade e pode gerar bons resultados, ao contrário de passar cinco dias da semana no mesmo ambiente.

Por outro lado, a parte humana ficou prejudicada por conta do home office. Diversas interações, importantes para desenvolvimento de projetos ou tomadas de decisões, se perderam na tela do computador. Dessa maneira, é importante criar mecanismos para que, mesmo por alguns dias da semana, essas relações permaneçam entre a equipe.

Atritos do home office

A maior dificuldade do trabalho híbrido é manter o funcionário produtivo em dois ambientes. Dessa forma, muitas pessoas desenvolvem rituais para render mais durante a jornada e precisaram desenvolver novos para produzir de casa. Então, para esse público o trabalho em dois locais pode gerar desconforto. No entanto, é necessário para se adequar ao mundo atual.

 

Por fim, uma saída é ter locais bem definidos para trabalhar e bastante comunicação entre a equipe quando estiverem remotos. Com todos de acordo das facilidades e das dificuldades fica mais fácil caminhar para um denominador comum e o sucesso da equipe.

 

Que tal olhar as nossas vagas?

Aqui no Amarelinho você encontra diversas oportunidades esperando pelo seu currículo. Não fique de fora e apareça para as empresas que estão contratando. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar