Dinâmica de grupo online: como se preparar

13 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Durante as etapas de recrutamento, é normal ocorrer a famosa dinâmica de grupo. Dito de forma simples, ela tem objetivo de avaliar o comportamento do candidato em um ambiente de trabalho em equipe. Mas em tempos de pandemia,  a prática tem ocorrido de forma online. Veja o que é preciso para não se atrapalhar e continuar com chances de conseguir o emprego.

 

Dicas para colocar em prática na dinâmica de grupo online

 

Prepare-se como se fosse pessoalmente

Você não apareceria para uma entrevista de pijama e cabelo bagunçado, certo? Então nada de desleixo na dinâmica online. Causar uma boa primeira impressão também faz parte da estratégia. Vista-se como se fosse para uma entrevista normal, tendo um cuidado especial com a sua metade superior. Tente também reduzir as distrações e barulhos. Tenha por perto água, suas anotações, caneta e papel. E o mais importante: escolha um fundo neutro. Nada de cama bagunçada aparecendo ou brinquedo dos filhos aparecendo.

 

Teste tudo antes

A dinâmica de grupo online ocorre, geralmente, em plataformas como Zoom, Skype e Google Meets. Portanto, instale os aplicativos com antecedência para se familiarizar com o funcionamento deles. Caso a ferramenta não funcione corretamente no seu dispositivo, você terá tempo suficiente para resolver o problema. 

 

Você pode até testar com um amigo antes para garantir que o áudio e o vídeo estejam funcionando e que a sua iluminação esteja boa. Teste também seus fones de ouvido, verifique o seu sinal de internet, a carga do seu computador ou celular. E no dia da sua entrevista, teste tudo novamente.

 

Esteja disposto a colaborar e mostre empatia 

Assim como nas dinâmicas presenciais, o recrutador apresenta um problema que demanda uma solução. Divididos em pequenos grupos, você e os demais candidatos, devem se organizar, estudar o caso e propor ideias do que pode ser feito. Nesse caso, atuar com empatia faz com que você se destaque e facilita o trabalho em equipe. Isso porque denota segurança e equilíbrio. Por isso lembre-se de colocá-la em prática.

 

Mostre suas habilidades de comunicação

Se você é uma pessoa comunicativa, já tem uma parte do caminho à frente. Se você não tem essa qualidade natural ou deseja valorizá-la, as nossas dicas de como superar a timidez podem ajudá-lo.

 

Seja você mesmo 

De fato, sendo autêntico durante a dinâmica, você terá mais chances de passar de fase. Mas também de facilitar a busca por um ambiente de trabalho onde você não precisa fingir ser o que não é. Claro, você tem que mostrar seu profissionalismo, interesse e comprometimento, mas basicamente tem que ser você mesmo. Se este for o emprego certo para você, sua personalidade despertará o interesse. Caso contrário, vida que segue.

 

Confira as vagas no Amarelinho

Depois dessas dicas, veja as oportunidades de emprego que estão disponíveis aqui no site. Não perca tempo! Faça o seu cadastro e diga adeus ao desemprego. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar