Saiba mais sobre inteligência artificial nos processos seletivos

5 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A inteligência artificial já é uma realidade nos recrutamentos. Cada dia mais empresas recorrem a essa tecnologia para ter sucesso na contratação. Então, saiba que a chance de uma máquina avaliar o seu currículo é bem alta. 

Enquanto os recrutadores leem nas entrelinhas, a inteligência artificial se concentra em achar uma correspondência adequada. Portanto, busca por palavras-chave relacionadas a habilidades, bem como experiência e educação. Dessa forma, é possível a avaliação precisa e em conformidade com o que a empresa deseja. 

 

Mas o que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

 

Como ela é usada nos recrutamentos?

De fato, a inteligência artificial permite realizar análises aprofundadas dos candidatos. Sendo assim, ajuda o recrutador fazendo uma triagem dos currículos. Na teoria, sistemas de software podem ser menos tendenciosos do que humanos. Isso porque podem ignorar características como idade, sexo, raça entre outras. No entanto, não é bem isso que tem acontecido.

 

Embora torne a seleção mais rápida, essa tecnologia continua a exigir cautela. O documentário Coded Bias, da Netflix, aborda justamente esta questão. Nele, profissionais mostram como uma ferramenta de recrutamento de IA rejeitou todos os currículos de mulheres durante a triagem. Isso porque “entendiam” que homens tinham mais chance de contratação. Portanto, o ideal é sempre buscar o equilíbrio entre máquinas e humanos. Assim, a empresa diminui as chances de erros. E você segue com boas chances de contratação.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias