Você sabe o que é proatividade? Nós explicamos

22 de julho de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Proatividade é um termo que já está há algum tempo no mercado de trabalho. Se você tem buscado um emprego, é bem possível que tenha lido na descrição da vaga “procuramos candidatos proativos”. Mas o que significa isso e por que a proatividade virou algo tão valorizado pelas empresas? Continue lendo para saber a resposta para essas perguntas.

 

O que significa ser proativo?

Ser uma pessoa proativa significa tomar iniciativa e assumir o controle das situações. É ter iniciativa, ser responsável, antecipar situações, tomar decisões assertivas e trabalhar arduamente para alcançar os objetivos propostos. Sendo assim, a procrastinação é sua inimiga número 1. Em outras palavras, ser proativo e não esperar tudo de braços cruzados, como se as soluções de todos os problemas fossem cair magicamente no seu colo. 

 

Entretanto, pessoa proativa não é sinônimo de pessoa ansiosa. Lembre-se que ser proativo é menos se deixar levar por impulsos e mais conhecer as limitações e capacidades que estão ao alcance. Portanto, ao se ter um trabalhador com atitude proativa, se espera que ele seja capaz de lidar com os problemas e evitar que aconteçam. Ou que pelo menos saiba como resolvê-los de forma eficaz, com calma e planejamento.

 

Benefícios da proatividade no trabalho

Autocontrole

Pessoas proativas sabem que, para encontrar a solução para um problema, não devem se deixar levar pelas emoções. De fato, o estresse pode ser mais comum do que se pensa. Porém uma pessoa proativa vai saber como manter a situação sob controle e acalmar os que estão ao seu redor, mostrando respeito por suas opiniões e seu modo de pensar.

 

Aumenta a capacidade de adaptação

À medida que você desenvolve a proatividade, também melhora sua adaptabilidade. Isso porque essas duas qualidades estão relacionadas. Sua adaptação é uma forma de colocar em prática algo que você aprendeu em outros contextos. Já que ser proativo permite que você aprenda com diversas situações, a partir delas você também está aumentando a sua bagagem para se adaptar a variados ambientes. E isso não só na vida profissional, mas também na pessoal. 

 

Ser capaz de pensar a médio e longo prazo

Uma de suas principais virtudes da proatividade é prever, e isso significa olhar para o futuro. Portanto, em vez de se concentrar nas tarefas imediatas, os colaboradores tentarão antecipar as necessidades futuras. É por isso que a proatividade é uma qualidade tão associada com a liderança.

 

Agora que você já sabe o que significa proatividade, não precisa se assustar ao se deparar com essa exigência nas vagas. Confira todas que estão abertas aqui no Amarelinho e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias