Descubra a importância da flexibilidade no trabalho

19 de fevereiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Uma característica cada vez mais exigida e necessária no mercado de trabalho é a flexibilidade. Nem sempre é fácil ficar por dentro quando se pensa em todas as mudanças econômicas, tecnológicas e demais fatores que acabam influenciando a profissão. Contudo, independentemente do setor, as empresas enfrentam transformações regularmente. E nem sempre podemos prever quando essas mudanças  vão acontecer. É por isso que a flexibilidade é tão importante. 

Quando você é flexível, pode se adaptar a demandas inesperadas no local de trabalho. Já aqueles que insistem em uma abordagem rígida, dificilmente conseguem avançar diante dos obstáculos. Desse modo, uma mente que não sabe se adaptar, é uma mente que também não vê grandes avanços na carreira. 

 

Como a flexibilidade pode ser positiva para o seu trabalho?

 

Flexibilidade inicialmente significa nada mais do que adaptabilidade. Você é flexível quando pode se adaptar de forma rápida e fácil a circunstâncias inesperadas. Em relação ao trabalho, isso significa que o vínculo e a estrutura comportamental tendem a ser menos rígidos. Por consequência, isso requer uma pessoa que, mais do que aberta a mudanças, também seja extremamente organizada para conseguir manter a produtividade em alta. 

Pessoas flexíveis são altamente valorizadas por gerentes e empresas. Eles ajudam a estabilizar as situações quando ocorre uma crise. Eles mantêm os objetivos alcançáveis ​​e ao alcance, e muitas vezes ” vão além “para apoiar colegas que precisam de conselho ou ajuda.

Entretanto, ser flexível não significa abrir mão das suas ideias e convicções. Pelo contrário. Para trabalhar tal característica, é necessário estar conectado aos seus valores e ao que considera importante. 

Se a vaga de emprego citar flexibilidade, isso pode significar muitas coisas: mudança de local, horário de trabalho flexível, reorganização permanente, mudanças frequentes de projeto ou algo semelhante. Sendo assim, o melhor é sempre perguntar especificamente do que se trata. Por mais que você já se considere uma pessoa flexível, existe uma diferença entre adaptabilidade nos projetos e mudanças frequentes de local do trabalho.

 

Não se esqueça de conferir as vagas que estão abertas aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua! Até a próxima.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar