O serviço de entregas não para de crescer no Brasil. Com o desemprego também em alta, essa é uma área que acabou se tornando o ganha pão de muitas pessoas. Porém, será que apenas ter uma moto basta para trabalhar como motoboy e oferecer os serviços? A resposta é não.
De fato, essa é uma profissão que não se limita apenas se locomover pela cidade o dia todo e transportar mercadorias ou produtos de um lugar para outro. Algumas das tarefas deste trabalho consistem em um bom planejamento ou organização da carga para que a entrega seja rápida e eficiente. De um buquê de flores a móveis, passando pelas compras de mercado, o entregador é a cara visível da empresa. Por isso deve ter habilidades muito específicas para desempenhar bem suas funções.
O que diz a legislação
A Lei 12.009/09 criou regras para o exercício da profissão de motoboy e também regulamenta a profissão de mototaxista com o uso tanto de motocicleta como de motoneta. É nela que estão as condições mínimas que o motociclista e a motocicleta devem atender para que sejam autorizados a trabalhar. A autorização é emitida pelo Detran do local onde você reside. A legislação também estabelece critérios específicos para a motocicleta como deve receber o aparador de linha ou antena corta-pipas, de acordo com a Resolução 356/10.
O que é preciso para trabalhar de motoboy?
Para trabalhar como motoboy é necessário ter, no mínimo, 21 anos e possuir CNH categoria A por, no mínimo, 2 anos. Além disso, é necessário passar em curso de especialização, conforme regulamentação do Contran (Resolução 410/12). O uso do capacete e colete de segurança com faixas retrorefletivas são exigências da regulamentação do Contran (Resolução 356/10). Portanto, procure os órgãos de trânsito locais, providencie a instalação dos equipamentos obrigatórios e encaminhe a motocicleta para a vistoria.
Dicas para quem está começando
A principal dica é: a segurança vem sempre em primeiro lugar. Sendo assim, você precisa respeitar as leis de trânsito e, acima de tudo, a velocidade. Como você já deve ter escutado por aí, a pressa é inimiga da perfeição. Mesmo com a pressão para realizar entregas rápidas ou em um determinado prazo, tenha cuidado com as multas e distrações como manipulação do GPS e uso do celular. Esse é um trabalho que pode ser bem estressante, por isso faça as pausas necessárias para evitar o aparecimento de cansaço e sonolência. Além disso, a moto deve ser mantida de forma adequada e com toda a documentação em dia.
E por último, se liga nessa dica especial. No Ed+ você encontra cursos nas áreas citadas acima. Voltado especialmente para entregadores e profissionais de logística, a plataforma é uma rede de apoio que apresenta rotas e caminhos que fazem a diferença na sua jornada profissional. Portanto, cadastre agora o seu currículo no Amarelinho, consiga capacitação profissional com os cursos do Ed+ e aumente as chances de conseguir um emprego bem remunerado.