Confira o resultado da pesquisa “Pessoas com Deficiência e Emprego”

10 de junho de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Em dezembro de 2020, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo lançou a pesquisa “Pessoa com Deficiência e Emprego”. O objetivo era traçar novas estratégias e implantar ações que potencializam o processo da inclusão profissional das pessoas com deficiência. Isso porque é inegável a histórica exclusão ao acesso e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal dificuldade foi intensificada pela crise de desemprego que assolou o país em virtude da pandemia da Covid-19.

 

“Cada pessoa, com o seu talento, pode e deve desenvolver suas aptidões. E a empregabilidade é o melhor caminho. As empresas precisam entender que as pessoas com deficiência precisam da oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, ressaltou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

 

O que a “Pessoas com Deficiência e Emprego” revelou

 

A pesquisa, que alcançou mais de 8 mil pessoas com deficiência, abrangeu 282 municípios do estado de São Paulo. Por meio dela, foi possível concluir que a maioria das pessoas com deficiência respondentes está localizada na Capital e região Metropolitana (42,80%).

 

Foram quatro os blocos de divisão: “Perfil das pessoas com deficiência respondentes”, “Perfil de interesse por cursos de qualificação técnica e empreendedora”, “Principais barreiras de acesso e permanência dos trabalhadores com deficiência nas empresas” e “Recomendações gerais dos respondentes”. O resultado mostrou que 46,47% possuem renda por meio do mercado formal ou informal de trabalho. Já 35,05% encontram-se desempregados, enquanto 12,53% recebem benefícios assistenciais e 3,02% estão aposentados.

 

Analisando os dados por gênero, das 4.200 mulheres que responderam à pesquisa, 96,57% estão em idade produtiva para o trabalho. A maioria possui idade entre 31 a 49 anos (58,45%). Já dos homens respondentes (4.264), 95,8% encontram-se em idade produtiva.

 

Pessoas com deficiência e qualificação profissional

Em relação a qualificação profissional, 83,26% das pessoas com deficiência que responderam a pesquisa demonstraram ter interesse em cursos de qualificação profissional, tendo como preferência cursos em formato on-line (55,41%) e optando pelo período noturno (54,9%).

 

Quanto ao objetivo de ingressar no mercado de trabalho, foi possível identificar que mais de 22% dos participantes da pesquisa buscam independência financeira. Seguido do anseio de construir a carreira profissional, sendo 20,81% das respostas.

 

Quase metade dos deficientes nunca teve oportunidade no mercado

Os dados apontam que do total de pessoas que responderam à pesquisa, 15% das pessoas com deficiência de SP nunca trabalharam no mercado formal de trabalho. Destas, 49,04% nunca tiveram oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, quase 20% do público sente que as empresas não as vêem como profissionais em potencial, prestando atenção à sua deficiência e não à sua habilidade.

 

“A partir do resultado dessa pesquisa, nós enquanto Secretaria realizaremos durante este ano e o próximo, diversas ações para ampliar e efetivar as oportunidades de trabalho às pessoas com deficiência. Campanhas de sensibilização e ações de qualificação profissional, são alguns dos exemplos de ações para que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais bônus para a nação”, ressaltou.

 

O resultado completo da pesquisa pode ser conferido por meio do link http://bit.ly/PessoaDeficienciaEmprego

 

Oportunidades do governo de São Paulo

Os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEIs) têm como objetivo promover desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Eles fazem parte do programa do Estado “Meu Emprego Inclusivo”. 

 

Dentre as principais ações dos PEIs está a captação de currículo e entrevista com os candidatos para identificação de perfis para encaminhamento às vagas de emprego disponíveis. Os atendimentos às empresas também são realizados para sensibilização de equipes e o acompanhamento das pessoas contratadas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias