Depois de uma entrevista, é difícil saber se você, de fato, conseguiu o emprego. Muitos repassam os detalhes (gestos, respostas etc) por várias horas, até mesmo dias, para descobrir se causou uma boa impressão. De fato, ter certeza sobre o resultado antes do tempo é praticamente impossível, uma vez que o comportamento humano não é uma ciência exata. Porém, para se ter uma ideia, alguns sinais podem indicar um desfecho favorável.
Três bons sinais que você foi bem na entrevista de emprego
A duração da entrevista
Os recrutadores costumam receber muitos candidatos para preencher as vagas. Por isso, a agenda permite que eles dêem um tempo limitado para cada um deles. Dito isso, saiba que, se a entrevista demorar mais do que o esperado e o recrutador fizer mais perguntas, isso geralmente indica que ele está interessado. Já se apenas conversar superficialmente e não se deter por muito tempo nas suas experiências e na sua trajetória profissional, é provável que o seu perfil não corresponda às expectativas da empresa.
Fique atento à linguagem corporal do recrutador
Existem pistas não verbais que refletem os pensamentos do recrutador. Por exemplo, se ele está interessado no que você está dizendo e está ouvindo com atenção, é um bom começo. Na maioria dos casos, a entrevista é bem sucedida quando os recrutadores estão sorridentes, fazem contato visual e se comunicam de forma descontraída. Outros sinais de interesse podem ser mostrados por meio da linguagem corporal. Por exemplo, se o recrutador se inclinar em sua direção, saiba que você está indo muito bem.
O recrutador mostra o escritório para você
Após a entrevista, se o entrevistador reservar um tempo para mostrar as instalações e apresentá-lo aos funcionários da empresa, ele pode estar pensando em contratá-lo. Esse é um dos sinais mais positivos. Isso porque, como já falamos acima, os recrutadores têm uma agenda corrida e todo o tempo é milimetricamente contado. Portanto, ele não teria tempo para organizar esta visita se não o imaginasse fazendo parte da empresa.
Agora que você já tem essas informações, corra para conferir as vagas disponíveis no Amarelinho e faça a sua candidatura. Caso seja chamado para entrevista, não deixe de colocar essas e nossas demais dicas em ação. Boa sorte!