Foi demitido? Veja como abordar esse ponto na entrevista de emprego

5 de fevereiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Ser demitido é sempre uma situação pra lá de chata. Se você perdeu o emprego e está correndo atrás de um novo, certamente já se perguntou como abordar esse tópico nos futuros processos seletivos.

 

Embora seja perfeitamente normal ficar frustrado, não há motivo para desespero e ansiedade. Ser demitido é mais comum do que você pensa e grande parte das pessoas irá passar por isso na vida profissional. E esse é um fato que os recrutadores sabem.

 

“Você foi demitido, mas não é o fim da história. Não precisa ser uma sentença de prisão perpétua. É apenas um pontinho na sua história de carreira a longo prazo. Os empregadores querem saber como você aprendeu com o passado para melhorar”, explica o especialista em carreiras Renan Batista Silva.

 

A também especialista Michele Mavi complementa: “Você deve estar preparado para falar sobre isso. Se um entrevistador sentir relutância ou evitação ao responder perguntas sobre lacunas, isso criará desconfiança e distância, o que funcionará contra você. Isso não significa que você precise entrar em todos os detalhes”. 

 

Portanto, da próxima vez que ouvir a temida pergunta “por que você saiu do seu emprego anterior?”, não se preocupe. Use as dicas a seguir e mantenha suas chances de contratação em alta.

 

Como agir na entrevista de emprego se você foi demitido do emprego anterior

Não minta

A tentação é grande, porém não tente esconder o motivo da sua demissão alegando que você se demitiu. Geralmente, uma mentira leva a outra, e antes que você perceba, estará perdido. Além disso, os recrutadores quase sempre entram em contato com antigos empregadores para coletar referências dos candidatos. Logo, se você mentir, já vai começar com o pé esquerdo. 

 

Não fale mal do antigo empregador

Mesmo que seja cômodo querer colocar a culpa de tudo nos outros, evite fazer o papel de vítima. Na verdade, sejam quais forem as circunstâncias, fazer comentários negativos sobre um ex-empregador durante uma entrevista de emprego nunca é uma boa ideia. Isso porque criticar seu antigo empregador pode levar seu recrutador a pensar que a mesma situação poderia acontecer novamente se você se deparasse com um desentendimento novamente.

 

Mostre o que aprendeu

O recrutador não espera que você seja perfeito. Pelo contrário. Eles percebem que você cometeu erros, mas também esperam que você tenha aprendido algo. Compartilhe o quanto você cresceu desde que foi demitido e como vai abordar situações semelhantes no futuro, usando o aprendizado como uma vantagem para seu próximo emprego. Mantenha a postura madura e profissional mostrando o que você tirou dessa experiência. Ao responder dessa maneira, você demonstrará força, autoconfiança e caráter.

 

Anotou as dicas? Agora veja as vagas selecionadas na sua área aqui no Amarelinho e arrisque a sorte. Uma delas pode ser sua!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar