Muito se fala sobre o que deve ser dito durante uma entrevista de emprego. Afinal, o seu futuro profissional está em jogo. Mas e quanto ao que você não deve dizer ao empregador? Sabemos que a entrevista é um dos momentos em que compartilhamos muitas informações sobre sua vida pessoal ou profissional. Porém algumas delas podem prejudicá-lo – ou até mesmo fazer você perder uma oferta de trabalho.
Portanto, para se preparar, você deve pensar a respeito do que planeja dizer mas também do que é melhor não dizer. A seguir separamos 3 frases que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego, independentemente do seu nível de habilidade para o trabalho.
O que não dizer na hora da entrevista: evite essas frases
“Eu odiava meu antigo emprego”
Ter tido uma péssima experiência no emprego anterior, ou não estar satisfeito no atual, são situações que podem acontecer.
No entanto, não há necessidade de cuspir no prato em comeu, certo? Ainda mais na frente de um potencial novo empregador. Reclamar de outras pessoas apenas vai fazer com que você pareça amargo e ressentido. E, inegavelmente, o recrutador pode ficar com um pé atrás diante dessa sua atitude. Em vez disso, concentre-se nos aspectos positivos do emprego para o qual se candidatou. Você pode fazer uma comparação respeitosa com seu antigo emprego. Ou faça comentários neutros, como: “Estou procurando um novo ambiente de trabalho” ou “Minhas metas de carreira mudaram”, por exemplo.
“Meu maior defeito? Sou perfeccionista!”
Pode parecer muito difícil ter que destacar os seus defeitos em uma situação de entrevista. Afinal, você está de frente com a oportunidade de dizer adeus ao desemprego.
Porém, é bom lembrar que ninguém é perfeito. Sendo assim, tentar cravar qualidades como falhas não apenas demonstra falta de honestidade, mas também que você não sabe reconhecer os seus defeitos. Portanto, apresente falhas reais, mas sempre no contexto do seu trabalho atual. Mostre como você os supera ou os esforços que você faz para melhorar nessas áreas.
“Não tenho nenhuma pergunta. Você já respondeu tudo”
Não ter dúvidas pode ser visto como desinteresse de sua parte pela empresa.
Certifique-se de ter uma lista de pelo menos cinco perguntas relevantes para fazer durante a entrevista. Você sempre pode encontrar alguns detalhes sobre o contrato, a vida na empresa, suas futuras atribuições, etc …
Dessa forma, se alguma de suas perguntas forem respondidas com naturalidade durante a entrevista, você sempre terá algo para mostrar seu interesse graças a perguntas um pouco mais aprofundadas.
Escrever uma lista de perguntas antes da entrevista também o forçará a pesquisar a empresa. Isso o deixará mais confortável para mostrar ao recrutador o grau de seu interesse.
Agora que você já sabe quais frases evitar, veja também os nossos textos “Como se destacar em uma entrevista de emprego“, “Metodologia STAR para a sua entrevista” e as cinco perguntas frequentes nessa etapa. E, claro, as vagas disponíveis aqui no site.
Até a próxima!