Qualquer processo de busca de emprego envolve necessariamente trabalho de marketing pessoal. Nesse sentido, é uma atitude focada em criar uma forma de apresentar a sua personalidade, comunicar suas habilidades e mostrar seus pontos fortes. Portanto, é preciso construir e desenvolver um sistema de marketing pessoal para conseguir atrair mais oportunidades para você. Assim, você consegue se destacar no meio da multidão.
O marketing pessoal é uma jornada em busca daquilo que o torna único, fazendo com que você tome conhecimento das suas qualidades e seus interesses. Somente uma pessoa que está ciente de suas habilidades e sabe como verbalizá-las pode estabelecer metas realistas e se propor novos desafios.
Marketing pessoal: por onde começar?
Marketing pessoal é “uma estratégia composta por ações cujo objetivo é qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho”. Dessa forma, vai muito além da sua aparência. É a forma que você se apresenta ao mundo. E aqui, claro, também estamos abordando o campo profissional e a sua capacidade de networking.
Pratique o autoconhecimento
Quando falamos em atingir nossos objetivos e metas, o autoconhecimento é a ferramenta essencial para alcançar isso. Dedique tempo e esforço para se entender melhor, a fim de tomar decisões informadas que o ajudarão a melhorar sua vida. Mudanças são normais em nossas vidas pessoais e profissionais. Por isso, devemos sempre pensar no que podemos melhorar na nossa busca pelo bem-estar. O autoconhecimento deve ser uma prática diária, pois, dessa forma, permite que o mesmo erro não seja repetido, tirando as lições necessárias para ser uma fonte de aprendizado.
Saiba ouvir
Embora a capacidade de falar seja uma habilidade muito procurada, ouvir é o ponto de partida da comunicação. Especialmente no trabalho. Mas considere como as relações familiares e sociais também poderiam ser aprimoradas quando você se torna um bom ouvinte. Pessoas assim são mais produtivas, formam melhores parceiros e colegas, solucionam problemas com mais facilidade e têm relacionamentos interpessoais saudáveis. No local de trabalho, a escuta eficaz contribui para menos erros, menos tempo perdido e maior precisão, ajudando a resolver problemas, conflitos e melhorar os relacionamentos.
Seja uma pessoa bem informada
Já dizia o filósofo Francis Bacon: “conhecimento é poder”. Com a quantidade diária de informações compartilhadas, é comum se sentir fadigado. Principalmente em tempos de pandemia e tendo que se adaptar a uma nova realidade. Porém, se você quer se destacar e aprimorar o seu marketing pessoal, é preciso saber filtrá-las e definir o que é relevante para o seu crescimento. Procure acompanhar as principais notícias diárias, mas opte por fontes confiáveis. Nada de se informar com base em fake news. Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, é preciso estar a par das novidades pensando sempre no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Enquanto você desenvolve o seu marketing pessoal, não deixe de conferir as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua.
Boa sorte!