Veja como evitar erros ao fazer um curso online

Todos os dias, instituições, empresas e profissionais optam por oferecer um curso online, seja para capacitação ou aperfeiçoamento. Atendendo às necessidades modernas e atuais circunstâncias, o ensino online e a distância permite uma opção de educação continuada para quem deseja adquirir conhecimento em qualquer lugar ou dominar um assunto no seu próprio ritmo. 

 

Um curso online não significa apenas a “versão na tela” do curso tradicional. No contexto atual do aumento de recursos tecnológicos, a criação de um curso requer o compromisso do instrutor em explorar essas opções e como elas podem ser melhor empregadas para atender aos seus objetivos. Além disso, eles devem criar uma experiência que ofereça suporte ao aprendizado dos alunos por meio da prática, envolvendo resolução de dúvidas e exercícios.

 

Ao optar por praticar esses cursos, cada um encontra suas próprias dificuldades. Pode ser um prazo apertado ou falta de organização. O fato é que esses problemas podem comprometer o bom aproveitamento do curso, mesmo para pessoas que já estão acostumadas a esse tipo de modalidade de ensino. 

 

Não cometa esses deslizes na hora do curso online

Problemas para gerenciar o tempo

Embora os cursos online geralmente ofereçam um alto nível de flexibilidade, isso não significa que você não tenha tarefas para concluir e exercícios para fazer. Um dos maiores erros que um aluno pode cometer é achar que tem todo o tempo do mundo para concluir as tarefas. Esperar até o último minuto pode criar estresse, provocando um trabalho que obviamente não será o seu melhor. Portanto, faça um planejamento próprio. Alguns aplicativos podem ajudar nessa tarefa. 

 

Ficar distraído

Embora ter o conforto de aprender de qualquer lugar pareça empolgante, muitos alunos se distraem, uma vez que o ambiente de estudo não é estruturado como uma sala de aula. Pode ser que seja um local barulhento e mal iluminado, por exemplo, o que leva a níveis mais baixos de concentração e compreensão. Às vezes, os alunos esquecem que o objetivo dos cursos online é o mesmo que o aprendizado em sala de aula, ou seja, aprimorar seus conhecimentos. Portanto, é preciso praticar a autodisciplina na ausência de qualquer monitoramento. Não manter completamente o foco no seu curso pode resultar em erros simples que afetam seu rendimento final. E ninguém deseja isso, certo?

 

Não pesquisar sobre o curso ou instituição

Uma coisa é certa: a oferta de cursos disponíveis na internet é enorme. Um número tão grande assim pode resultar em estudantes que não pesquisam a fundo a instituição ou plataforma de ensino. Dessa forma, é amplamente recomendável que você, antes de tudo, busque mais informações sobre quem está oferecendo o curso que deseja fazer. Veja no Google, Facebook e Instagram, por exemplo, os comentários e se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação. Verifique se o instrutor tem experiência relevante no ensino do curso que está transmitindo. É sempre uma excelente opção ter um professor que já esteja habituado a aulas online, especialmente se você está embarcando nessa pela primeira vez. 

Para não entrar em cilada, fique de olho nos cursos que nós, do Amarelinho, recomendamos. E não se esqueça de conferir as vagas que estão abertas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade