Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego

20 de julho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Não há como negar que o seu corpo fala por você. Porém, muitos candidatos parecem ignorar o impacto da linguagem corporal durante uma entrevista de emprego. A comunicação não verbal é uma parte importante da impressão que você causa. Afinal, os recrutadores não apenas ouvem, eles também observam. E devem entender que tipo de pessoa você é em pouco tempo. Pense nos movimentos das mãos, na sua expressão facial ou na postura. Durante uma entrevista de emprego, há vários fatores a serem analisados. Portanto, aqui estão três dicas para causar uma boa impressão no recrutador e evitar pontos negativos.

 

Linguagem corporal: fique atento a esses pontos

Mantenha a postura ereta

Não se sente na cadeira como se estivesse em casa ou entre amigos. Mantenha uma postura ereta. Lógico, você não precisa se sentar como se tivesse praticado balé a sua vida inteira. Mas, ao manter uma boa postura, você parece mais confiante e transmite autenticidade. Já quando está curvado, seus ombros se juntam e seu corpo encolhe. Dessa forma, você causa uma impressão mais tímida. Nada bom em uma entrevista de emprego, concorda? Além disso, para parecer confiante e receptivo, evite cruzar os braços e os dedos. Isso pode demonstrar que você está nervoso, na defensiva, entediado ou, no pior dos casos, super desinteressado. 

 

Faça contato visual

É importante que você olhe a outra pessoa nos olhos. Do contrário, pode transmitir um comportamento pouco confiável. Caso tenha mais de um recrutador na sua entrevista, olhe para eles alternadamente enquanto responde às perguntas. Segunda a especialista em linguagem corporal Patti Wood, quando você fala, é normal olhar para os lados, de vez em quando, porque está acessando informações em seu cérebro. Ela, porém, alerta para não se deixar distrair demais quando o entrevistador estiver falando. “Depois de dar uma resposta, lembre-se de manter o contato visual e ouça o entrevistador. Isso sinaliza que você é sério e está envolvido na conversa”, aconselha. É tímido e acha difícil olhar alguém nos olhos? Então olhe para o local entre as sobrancelhas. Para o recrutador, parece que você está olhando diretamente para ele.

 

Sorria

Um sorriso abre todas as portas, certo? E em uma entrevista de emprego não poderia ser diferente. Cumprimentar seu recrutador com um sorriso é uma boa maneira de quebrar o gelo. Nesse sentido, o especialista em linguagem corporal e grafologia, Paulo Sérgio Camargo, avisa: “Evidentemente, tem de ser um sorriso natural. Não adianta forçar, pois é pior”. Portanto, não esqueça de mostrar suas emoções para dar vida à entrevista de emprego. Esse simples ato transmite que você confia no seu taco e que está tranquilo e seguro.

 

Para aplicar essas dicas, faça uma simulação de entrevista filmando a si mesmo com o celular. Assim, pode perceber certos tiques e vícios de linguagem corporal e conseguir eliminá-los na hora da entrevista. Você notará imediatamente uma melhora nos resultados. E não deixe de conferir também o nosso texto “Melhore a comunicação em três passos“. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar