Melhore a comunicação em três passos

13 de julho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Seja durante uma entrevista de emprego ou no seu dia a dia profissional, procurar formas de melhorar a comunicação é sempre algo bem-vindo. Até porque ela tem um impacto direto nas pessoas que estão ao seu redor, independentemente do ambiente no qual você está inserido. Nesse sentido, note que a comunicação não é apenas aquilo que é dito, mas também a maneira como é dito. Veja a seguir as nossas dicas de como você pode melhorar a comunicação. Afinal, ela é a base para qualquer relacionamento bem-sucedido, tanto pessoal quanto profissional. 

 

Passos para treinar e melhorar a comunicação

 

1. Olhe nos olhos das pessoas

O seu temperamento, ou seja, se você é mais introvertido ou extrovertido, vai determinar a dificuldade desse passo. Olhar a outra pessoa nos olhos durante uma conversa melhora a imagem que você está enviando e fortalece o seu discurso. Sendo assim, você será mais persuasivo e poderá interpretar mais facilmente as emoções. Quando as pessoas não conseguem enfrentar o outro, pode parecer que estão se esquivando ou tentando esconder alguma coisa. Por outro lado, muito contato visual pode parecer confuso ou intimidador. A dica aqui é saber dosar e achar o equilíbrio. 

 

2. Preste atenção no seu tom de voz 

O tom e o ritmo da sua voz revelam um mundo de informações. Eles pode sugerir julgamento, impaciência ou até mesmo frustração. Então você tem que ter cuidado ao conversar com os outros. A maneira como algo é dito determina o significado das suas palavras. Muitas vezes, é melhor comunicar a sua frustração para a outra pessoa verbalmente do que ela sentir isso na sua voz. Preste atenção em como os outros respondem a você e tente ajustar o seu tom para transmitir corretamente o que você deseja transmitir. 

 

3. Não deixe de fazer perguntas

Em uma conversa, o nosso cérebro tem uma tendência natural a buscar respostas e a não se concentrar tanto assim no que realmente está sendo dito. Sim, é normal ao ouvir uma história você se encontrar perdidos nos próprios pensamentos e lembrando de fatos que aconteceram consigo. Porém, essa é uma tendência que deve ser evitada. Procure combater essa tendência natural tentando encontrar o maior número possível de perguntas para a pessoa que você está ouvindo. A esse processo é dado o nome de “escuta ativa”. 

Não tenha medo de fazer perguntas, principalmente se algo parecer confuso. Isso mostra que você está interessado e que procura atender melhor às necessidades da outra pessoa. Uma boa ideia é mostrar a sua interpretação do que foi dito e pedir esclarecimentos. Por exemplo, “Então, o que você está dizendo é que…”.

 

As pessoas podem comunicar informações de diferentes maneiras. Sendo assim, fique de olho em coisas como contato visual, voz, gestos, postura e movimentos corporais. Todos esses sinais podem transmitir informações importantes que não são expressas. 

Fique atento, treine e não se esqueça de conferir as vagas que estão abertas aqui no Amarelinho!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar