Fast-food é boa opção para o primeiro emprego

Claudinei Nascimento

, Empregos

A crise parece passar longe do segmento de fast-food. Setor é grande gerador de vagas para quem busca primeiro emprego e tem procurado construir trilhas de carreira para desenvolvimento dos profissionais da área.

 

Há alguns setores no Brasil que parecem não dar bola para a crise e entre eles se destaca o de fast-food. Em 2019, apesar de números ainda não oficiais, estima-se que o faturamento neste segmento deva ter atingido R$ 93 bilhões, aumento de 11% em relação ao ano anterior (R$ 83 bilhões). Outros números impressionam. Os nove maiores empregadores deste mercado têm mais de cinco mil lojas espalhadas pelo Brasil e planos de expansão devem melhorar ainda mais esses indicadores.  

Por consequência, muitas oportunidades de trabalho devem surgir, principalmente para cargos de entrada, como atendente (opção oferecida para jovens em busca de um primeiro emprego), além de posições exercidas na coordenação e gerência das unidades, mesmo que em menor número. 

Exemplo é a rede Burger King Brasil que, recentemente, divulgou a abertura de 1.500 vagas em todo o País. 
De acordo com Larissa Schaedler, gerente de Gente e Gestão do Burger King Brasil, o fast-food tem realmente como uma de suas características oferecer oportunidade de trabalho para jovens ainda sem experiência, mas com muita vontade de aprender e que gostem de se desafiar.  

Ela admite que muitos deles ainda enxergam o setor apenas como passagem, início de uma vida profissional. O desafio passa então por estabelecer programas que permitam o crescimento na própria rede. “Hoje, temos uma trilha mais consolidada de carreira, que tem alcançado bons resultados, com maior comprometimento e engajamento dos profissionais. Isto tem possibilitado uma maior retenção de talentos”, acredita Larissa.

Vontade e desejo de aprender parecem mesmo dar o tom para quem quer ingressar no segmento. Essas são algumas competências também destacadas por Rozália Del Gaudio, diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, que administra a marca McDonald`s no Brasil e que está com duas mil vagas abertas em todo o País.  

 

Cratividade e inovação 

Além disso, para retenção dos colaboradores, a Divisão Brasil da Arcos Dorados também valoriza a capacidade criativa, de inovação e o trabalho em equipe. “Investimos em treinamentos para capacitar os funcionários e evidenciar a sua importância para os negócios da companhia, despertando o sentimento de pertencimento no colaborador”, afirma. 

Esses treinamentos aliados a outras ações de desenvolvimento, que envolvem cursos nas áreas corporativa e operacional, traz bom resultados à Arcos Dorados. “Hoje cerca de 90% dos gerentes dos nossos restaurantes começaram no atendimento e foram se desenvolvendo, assumindo novos desafios e crescendo conosco”, diz Rozália. 

 

Trajetória de sucesso

É o caso de Andreciana de Oliveira Mota,  um bom exemplo de profissional que tem desenvolvido carreira no segmento de fast-food. Quando tinha 17 anos, conseguiu o seu primeiro emprego, ingressando no McDonald`s como anfitriã – posteriormente a denominação mudou para embaixador(a).

Andreciana Mota é gerente de unidade de negócio do McDonald`s

Hoje, aos 30 anos de idade, ocupa a posição de gerente de unidade de negócio na Avenida Paulista, onde coordena uma equipe com mais de 90 pessoas.   

O crescimento rápido tem suas razões e uma delas está ligada ao fato de gostar do que faz. Desde o primeiro momento, ainda na entrevista de emprego, ao ouvir sobre a empresa e como funciona o segmento, ela pensou. “É aqui que vou fazer carreira.” 

Dito e feito. Com muita disciplina, dedicação, proatividade e simpatia, ela foi subindo, degrau a degrau, e já visualiza o próximo passo: ser consultora de gente na rede. Paralelamente, ela não deixa de se preparar para os novos desafios. É formada em Marketing, fez o curso de Inglês e vai se aperfeiçoando constantemente para estar pronta para novas oportunidades. “Quando você acredita em si, pode ser o que quiser”, afirma. 


Publicidade

Publicidade

Publicidade