Mulheres cumprem mais tarefas que os homens em casa

10 de maio de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Estudo do IBGE mostra que as mulheres gastam quase o dobro do tempo com trabalhos domésticos que os homens.

As mulheres dedicaram muito mais tempo com afazeres doméstico e cuidado de pessoas que os homens em 2018. Este foi o resultado do levantamento “Outras Formas de Trabalho” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 26 de abril.

Mesmo trabalhando fora, a mulher cumpria oito horas a mais em obrigações domésticas que o homem e a diferença era ainda maior quando os dois estavam desempregados. Segundo a pesquisa, estima-se que 87% da população com 14 anos ou mais realizaram afazeres domésticos e/ou cuidado de moradores ou de parentes em 2018, o que representa 147,5 milhões de pessoas.

Para a analista da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, nos últimos três anos, houve um crescimento da participação masculina no trabalho doméstico, mas as mulheres continuam sendo maioria e dedicam mais horas mesmo em situações ocupacionais idênticas a dos homens. “Isso revela uma realidade distante na equiparação de tarefas no domicílio”, comenta.

Das sete atividades pesquisadas em afazeres domésticos, a mulher foi maioria em seis. Cozinhar foi a tarefa com a maior diferença entre os sexos, com incidência de 95,5% entre as mulheres e 60,8% entre os homens. A presença masculina foi maior apenas em “fazer pequenos reparos no domicílio”.

A mulher também era maioria em todas as cinco atividades pesquisadas em cuidado de pessoas, que leva em conta a responsabilidade por crianças, idosos ou doentes. A diferença entre homens e mulheres era maior em atividades como auxiliar nos cuidados pessoais e educacionais e menor em ler, jogar ou brincar e transportar ou acompanhar em escola, médico e exames. “A diferença entre sexos no cuidado de pessoas não se mostrou tão discordante quanto em trabalhos domésticos, mas a mulher, além de realizar mais tarefas, também tem peso muito maior em obrigações mais essenciais nos cuidados do dia a dia”, finaliza Maria Lúcia.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar