Instituição prepara jovens e adolescentes para o mercado

16 de agosto de 2023

Escrito por: Claudinei Nascimento

O curso de Informática (com 30 oportunidades), desenvolvido em parceria com a Fundação Abrinq, é destinado a jovens e adolescentes com 15 a 18 anos. Por outro lado, o Curso de Assistente Administrativo com Informática básica (40), em parceria com a Fundação Prada, destina-se a quem tem idade entre 15 a 29 anos. As inscrições são realizadas pela Instituição Colmeia até preencher 70 vagas nos dois cursos de capacitação gratuitos.

Sobre os cursos para jovens e adolescentes

Com 100% de gratuidade, eles contam com entrega de camisetas, lanches, material de apoio e certificado para os jovens e adolescentes que concluirem 75% de presença. Em ambos, há aulas de informática, realizadas em laboratório, com um aluno por máquina. 

As aulas serão ministradas na modalidade presencial, nos períodos da manhã ou tarde, conforme a procura. Os participantes podem também frequentar as atividades culturais, esportivas e de capoeira que acontecem no local.

De acordo com Marisa Donatiello, coordenadora da Instituição, os candidatos passam por uma entrevista inicial, a fim de verificar se a sua rotina está adequada aos horários das aulas. 

Os jovens e adolescentes selecionados, além de ter à disposição aulas específicas dos cursos oferecidos, são estimulados a desenvolver competências socioemocionais e a estabelecer um projeto de vida. “Sabemos que o mercado contrata pelo conhecimento e demite por questões comportamentais. Por isso, valorizamos essa formação mais abrangente”, diz Marisa.  

Nesse sentido, a Colmeia entende que os jovens e adolescentes saem mais bem preparados, mais comunicativos, passam a se expressar melhor. Além disso, aprendem a trabalhar em grupo, respeitar hierarquia, entre outras exigências do mundo corporativo. “Eles também saem com um currículo montado. Nós não garantimos o emprego, mas encaminhamos esses jovens, de acordo com o perfil solicitado por empresas parceiras”, destaca a coordenadora. 

Sobre a Colmeia

Fundada em 1942 pela educadora Marina Cintra, a instituição foi batizada com o nome de Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude para sugerir o espírito de cooperação, trabalho e união. Em seus 80 anos, desenvolve diversas atividades com jovens e adolescentes. Ao longo desse período, tornou-se reconhecida por trabalhos com estudantes do ensino médio, principalmente por ser uma das instituições pioneiras em oferecer atendimento relacionado à orientação vocacional/profissional. A Colmeia fica na Rua Marina Cintra, 97 – Jardim Europa – São Paulo, altura do número 4.800 da Avenida nove de Julho. Mais informações pelo telefone (11) 3881-1545 ou WhatsApp: (11) 98939-9407.

Links para inscrição

Curso de Informática: 162 horas

Curso de Assistente Administrativo: 96 horas

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar