Diferença salarial é gritante entre mulheres negras e homens brancos no Brasil

7 de agosto de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Segundo estudo realizado pela economista Janaína Feijó, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), as mulheres negras recebiam apenas 48% do que os homens brancos e amarelos ganhavam em média com o trabalho no primeiro trimestre deste ano.

Nesse sentido, profissionais homens e amarelos formam a camada com a maior remuneração, também à frente das mulheres brancas e amarelas e dos homens negros. 

A diferença salarial ilustra a desigualdade racial e de gênero, mesmo que, no primeiro trimestre de 2023, o rendimento médio dos trabalhos das mulheres negras tenha sido estimado em R$ 1.948,00, valor que representa uma alta de 2,6% em relação aos três meses anteriores. O estudo foi construído a partir dos dados da Pnad Contínua, de 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da melhoria no quadro, as profissionais brasileiras continuam tendo de provar o seu valor para serem reconhecidas e, consequentemente, terem um salário mais adequado.

A realidade das mulheres negras no mercado de trabalho

Além das dificuldades econômicas que enfrentam todos os dias, as mulheres negras sofrem com a discriminação e o racismo, que afetam a sua saúde mental.

De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, entre janeiro e março, das 49 milhões de mulheres negras em idade para trabalhar, apenas metade estava inserida no mercado de trabalho, ou seja, 51,2%. Dessa maneira, para sobreviver, as trabalhadoras atuam na informalidade, principalmente como vendedoras ambulantes.

Mesmo diante deste cenário negativo, elas não desistem, o que mostra a  importância das empresas desenvolverem políticas que acolham e garantam a qualidade de vida das mulheres negras.

Igualdade salarial

Desde junho deste ano, foi sancionada a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. Caso a discriminação seja identificada, a empresa deve pagar uma multa correspondente ao valor de um novo salário, multiplicado por dez.

Atualize-se com O Amarelinho

Com o intuito de auxiliar o trabalhador brasileiro, o Amarelinho compartilha semanalmente dicas, artigos e pesquisas sobre o mercado de trabalho em seu blog. Além disso, atualiza o seu site com vagas de emprego para todas as idades. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar