Relatório aponta desigualdade social no Brasil

Escrito por: Redação O Amarelinho

Serão necessárias nove gerações para crianças nascidas em uma família de baixa renda, os 10% mais pobres da população, alcançarem a renda média do país. O dado faz parte do Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aponta que a média dos países do grupo é de cinco gerações.

Dos 30 países avaliados, a pior situação é a da Colômbia, onde serão necessárias 11 gerações para a ascensão social de descendentes de famílias pobres. Em seguida, aparece o Brasil, empatado na segunda pior posição com a África do Sul.

“No geral, em comparação com outros países, o Brasil faz comparativamente pouco particularmente em termos de desigualdade de renda e mobilidade de renda entre gerações. O mesmo se aplica a muitos outros países da América Latina e economias emergentes,  que combinam desigualdade muito alta com baixa mobilidade de rendimentos”, afirma o levantamento.

Entre os países com as melhores posições no índice da OCDE, estão Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia. Nessas nações, seriam necessárias duas ou três gerações para que as crianças de famílias pobres atinjam a renda média.

Para a OCDE, a desigualdade continua alta no Brasil e o sistema educacional é uma das razões. O relatório ainda leva em conta algumas melhorias relacionadas ao aumento do investimento e do acesso à educação primária e secundária gratuita, mas pontuam que tais conquistas ainda são pequenas se comparadas ao grande desafio dos brasileiros.

A organização internacional recomenda uma maior eficiência nos investimentos em educação e saúde no Brasil. Também sugere o aperfeiçoamento do acesso e qualidade do ensino profissional, além de uma melhor distribuição de renda por meio de reformas que aumentem os gastos sociais em programas direcionados aos grupos mais vulneráveis.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar