Os benefícios de contratar refugiados

16 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Segundo pesquisas, desde 1985, o Brasil reconheceu cerca de 60 mil pessoas como refugiadas. Nos últimos anos, o número tem aumentado, uma vez que o país é acolhedor e ótimo para os refugiados iniciarem uma nova vida.

Até 2019, o Brasil contabilizava mais de 10 mil refugiados. Nesse sentido, contratar refugiados é uma boa ideia, pois, além de ser uma atitude inclusiva, gera responsabilidade social e traz benefícios para a empresa e aos colaboradores.

Vale ressaltar que todo estrangeiro que formalizou o pedido de refúgio tem o direito assegurado de trabalhar legalmente no país. Por isso, eles demonstram motivação para entrar no mercado de trabalho.

Por que contratar refugiados?

Ao entrarem em um novo país, muitos deles buscam aprender o português, com o intuito de se comunicarem melhor. No entanto, boa parte possui o domínio de várias línguas, por isso, é uma ótima oportunidade de contratá-los para melhorar os negócios.

Além disso, ao contratar refugiados, a empresa está tomando uma atitude inclusiva, isto é, gerando novas oportunidades para profissionais que, muitas vezes, são discriminados por não estar no país de origem. 

3 benefícios ao contratar refugiados

Nova cultura

Todos os dias, o ambiente de trabalho ensina muitas coisas aos colaboradores. Nesse sentido, ao contratar um refugiado, os funcionários da empresa aprenderão mais sobre um novo país, assim como sua cultura, gastronomia e modos.

Produtividade

Muitas empresas que contratam estrangeiros relataram que a produtividade aumentou, já que eles possuem alta energia e motivam o time.

Ensino qualificado

Muitos refugiados possuem estudos qualificados, isto é, graduação completa, cursos e especialidades, que contribuem para a melhoria dos negócios. Nesse sentido, contratá-los ajuda no desenvolvimento e crescimento da empresa.

Processo de contratação

Após o indivíduo finalizar a formalização do pedido de refúgio, já é possível procurar novas oportunidades. Dessa maneira, ele terá em mãos a Carteira do Registro Nacional Migratório. Em seguida, adquirem a Carteira de Trabalho. Após a contratação, seguirão as mesmas diretrizes das leis trabalhistas brasileiras.

Portanto, os refugiados têm como garantia a Lei do Refúgio nº 9.474/97 e a Lei de Migração (13.445/17), as quais asseguram que o grupo tenha acesso aos direitos básicos enquanto estiverem no Brasil.  

Oportunidades para refugiados no Amarelinho 

Semanalmente, o Amarelinho adiciona novas vagas de emprego para que brasileiros e estrangeiros iniciem ou recomecem suas vidas. Portanto, cadastre o seu currículo em nosso site e encontre as melhores oportunidades. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar