Como garantir a segurança dos funcionários LGBTQIA+

16 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

A falta de segurança para a população LGBTQIA+ impede que os profissionais falem abertamente sobre a própria orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente profissional.

As informações são da pesquisa realizada pela consultoria Mais Diversidade que mapeou o perfil da comunidade no mercado de trabalho. Dessa maneira, 54% dos entrevistados não se sentem seguros para falar sobre o assunto. Além disso, 74% dos participantes sentem falta de um ambiente corporativo mais inclusivo.

A importância de criar um ambiente seguro para os profissionais LGBTQIA+

Além de manter a segurança dos colaboradores LGBTQIA+, esse comportamento demonstra respeito aos funcionários, criando, assim, um ambiente acolhedor, onde se sintam disponíveis para conversar sobre qualquer assunto com gestores ou a equipe de RH.

Além disso, a construção de um lugar seguro é fundamental para manutenção do bem-estar e da saúde mental, garantindo a autonomia do time.

Atualmente, a geração Z – nascidos em 1990 até o início do ano 2010 – inspirou empresas para a realização de mudanças, deixando o ambiente mais inclusivo. Essa ação acontece por conta das características dos jovens, mais questionadores e engajados.

Dessa maneira, muitos deles estão preocupados com a baixa inclusão de pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas, mulheres e profissionais experientes no mercado de trabalho. Portanto, as pautas humanitárias são importantes para essa geração.

Desafio da população LGBTQIA+

De acordo com levantamento da empresa de consultoria Santo Caos, apenas 38% das empresas não contratariam pessoas LGBTQIA+. Enquanto isso, 61% dos funcionários escondem de colegas e gestores sua orientação sexual em decorrência da falta de segurança e receio de serem demitidos.

Por fim, apenas 4% das pessoas transexuais possuem emprego formal, como aponta a pesquisa da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Encontre uma nova oportunidade no Amarelinho

Para alcançar um mundo mais justo, o Amarelinho adiciona semanalmente novas vagas de emprego. Portanto, cadastre o seu currículo e encontre o seu espaço no mercado de trabalho. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar