Cursos gratuitos preparam estudantes para o Encceja

21 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio podem receber a certificação por meio do Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). Os participantes que obtiverem o certificado do ensino médio estarão aptos, por exemplo, a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cursos preparam para o exame

Com o intuito de auxiliar gratuitamente os participantes a tirarem o diploma, é possível se inscrever, por exemplo, no Seja, curso online. Ele prepara gratuitamente as pessoas para que tenham um bom desempenho no exame. Este ano, a prova acontece no dia 27 de agosto

O primeiro passo é acessar o site da Fundação Roberto Marinho. Em seguida, é necessário conectar uma conta do Gmail para acessar ao Google Sala de Aula – Google Classroom e iniciar os estudos.

Dessa forma, cada turma tem um código único, que identifica o nível de ensino. Portanto, não é necessário cadastro, comprovação ou qualquer tipo de documento para aprender os conteúdos, que envolvem matemática e suas tecnologias, ciência da natureza e linguagens.

As aulas do Seja se estenderão até o dia 25 de agosto, reunindo atividades intensivas, acompanhamentos dos professores, materiais, exercícios e um espaço para tirar dúvidas. Semanalmente, os alunos têm encontro de uma hora com os educadores.

Modalidade presencial 

Outra alternativa para se preparar gratuitamente para o Encceja é oferecida pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), em Parada de Taipas, com a professora Laine Daniel. 

A instituição dispõe de professores voluntários em aulas sobre conhecimentos gerais (1 de julho e 26 de agosto), Matemática (dias 8 e 15 de julho), Geografia (22 de julho), Técnicas em Redação (5 de agosto) e Português/Gramática (19 de agosto). 

As aulas ocorrerão aos sábados e são oferecidas 100 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online.

Saiba mais sobre o Encceja

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação.

Dessa maneira, o objetivo da prova é fornecer o diploma para pessoas que estão acima da idade regular para os níveis da educação básica.

O Encceja aceita inscrições de todos os candidatos que vivem no Brasil e no exterior. Nesse sentido, as provas são aplicadas em único dia, no período da manhã e da tarde. Sendo quatro avaliações, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativo-argumentativa.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar