Polícia Militar anuncia 2.700 vagas para soldado

27 de junho de 2023

Escrito por: Claudinei Nascimento

Enfim, foi divulgado o aguardado concurso da Polícia Militar de São Paulo, que reserva 2.700 vagas para o cargo de soldado PM de 2ª classe, distribuídas entre a capital, Grande São Paulo, litoral e interior do estado. 

Para concorrer, o candidato deve ter o ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1.55m (mulher) e 1.60m (homens) e CNH a partir da categoria B.  

Processo seletivo

O processo seletivo da Polícia Militar prevê, inicialmente, a aplicação de prova objetiva, abrangendo Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões), Matemática (15), Conhecimentos Gerais (15), Noções Básicas de Informática (5) e Noções de Administração Pública (5), além de uma redação, ambas previstas para 17 de setembro. Todo o conteúdo programático para cada uma das disciplinas consta no edital do referido concurso. 

Os classificados nesta primeira etapa ainda terão de participar de testes eliminatórios de avaliação física; de saúde; exames psicológicos; avaliação de conduta social, reputação e idoneidade; além de análise documental. 

Os aprovados em todas as fases receberão salário de R$ 4.852,21, já incluídas as gratificações de Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e de insalubridade. Vale destacar que, nos três primeiros anos, o soldado PM de 2ª classe passa por um estágio probatório, no qual são verificadas diversas habilidades e competências para dar continuidade à função. 

Pontuação diferenciada 

A corporação não reserva vagas para pessoas com deficiência por conta da natureza da atividade do policial militar. Por outro lado, o Governo do Estado adota um sistema de pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas, de acordo com a Lei Complementar nº 1.259/15, a qual está explicada também no edital.  

Sobre as inscrições

As inscrições devem ser feitas no site https://www.vunesp.com.br/PMES2303, até 27 de julho, mediante pagamento de taxa de inscrição de R$ 65,00. Até o dia 29 de junho, entretanto, podem solicitar a redução de 50% desse valor os candidatos regularmente matriculados no ensino médio, curso pré-vestibular ou superior, desde que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. 

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo Disque VUNESP – telefone (11) 3874-6300, das 8h às 18h, de segunda a sábado. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar